Tudo o que você precisa saber sobre o Serasa Score

Você pensou que já tinha se livrado de ter que conseguir uma boa nota depois de sua formação? Saiba que essa missão ainda não acabou. O Serasa Score é tipo uma pontuação da sua vida adulta, e pode fazer com que você tenha uma chance maior de conseguir empréstimo para comprar ou reformar uma casa, fazer aquela viagem dos sonhos e até mesmo trocar de carro.

As pessoas que já buscaram um empréstimo com certeza ouviram falar sobre score de crédito. É fácil saber o quanto ele é importante nesses casos, mas compreender o que ele significa e de que forma pode influenciar na sua situação financeira não é muito fácil.

Por isso, elaboramos este post para explicar tudo a você. Continue acompanhando e confira o que é preciso saber sobre o tema. Boa leitura!

O que é o Serasa Score?

Trata-se de um serviço gratuito que ajuda os credores na identificação do comportamento futuro dos compradores, apresentando a probabilidade de determinado grupo de pessoas fazerem o pagamento de suas contas nos próximos 12 meses.

O Serasa Score é uma pontuação que as instituições financeiras usam para definir o perfil dos consumidores antes de disponibilizar qualquer tipo de crédito. Vale lembrar que o peso de cada informação dessa pontuação é definido conforme um estudo do comportamento histórico de grupos de pessoas não identificadas.

Tais grupos são compostos por indivíduos que tenham características financeiras bem parecidas. Assim, estatisticamente, é possível fazer a comparação dos resultados obtidos por um comprador específico com outros pertencentes ao mesmo grupo para fazer o cálculo do Serasa Score. A pontuação vai de 0 a 1000 pontos, sendo que:

  • há um alto risco de inadimplência até 300 pontos;
  • há um risco médio entre 300 e 700;
  • há um baixo risco para aqueles que acumulam pontuação acima de 700.

Qual é a importância dessa pontuação para conseguir crédito e taxas mais baixas de juros?

As instituições financeiras sempre consultam o score de crédito antes de liberarem um empréstimo ou financiamento. Afinal de contas, quem é que gostaria de correr o risco de emprestar dinheiro para uma pessoa que pode não conseguir pagar?

Então, isso significa que quem não tem uma pontuação atrativa dificilmente vai conseguir a liberação do crédito. Além disso, quando consegue, certamente vai ter que pagar caro por isso, uma vez que o risco de não quitar a dívida é bem alto, e as taxas de juros cobradas vão ser maiores.

O que é possível fazer para aumentar o score?

Limpe seu nome

Limpar o nome é fundamental para aumentar o score. Você tem dívidas atrasadas? Então comece agora mesmo a negociar com os credores para pagá-las. Sem isso, vai ser bem difícil conseguir mudar o modo como o mercado analisa seu cadastro.

Atualize seus dados

Quanto mais exatas suas informações básicas (endereço, idade, telefone etc.) forem, mais confiável vai ser seu cadastro. Caso não queira atualizar os dados on-line pelo site, você pode ir até uma agência Serasa perto de você.

Pague suas contas em dia

Procure sempre pagar as contas em dia. Uma boa dica é incluir todas elas no débito automático, pois assim você não corre o risco de se esquecer de alguma e ter seu nome negativado.

A pontuação do Serasa Score é bem dinâmica, e é calculada no momento em que você a consulta, refletindo todo o seu comportamento até aquela hora. Tenha em mente que se preocupar com seu score de crédito é se preocupar com a sua imagem passada para as instituições financeiras. Por isso, é fundamental se atentar sempre ao seu orçamento e também à pontualidade dos pagamentos.

E aí, gostou de saber tudo sobre o Serasa Score? Quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Então siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap