Serasa Score: O que é? Entenda tudo sobre o uso do seu score!

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score é uma pontuação definida pela Serasa que as instituições financeiras usam para entender o perfil dos consumidores antes de disponibilizar qualquer tipo de crédito a eles. 

É uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos 6 meses. Quanto mais alta for sua pontuação, mais chances você tem de conseguir crédito, sendo que:

  • Com até 300 pontos, o mercado entende que você tem um alto risco de inadimplência;
  • Há um risco médio entre 300 e 700;
  • Há um baixo risco para aqueles que acumulam pontuação acima de 700.

Basicamente, a pontuação reflete o seu comportamento financeiro. Toda vez que você atrasa o pagamento de uma conta, seja ela de luz, água, aluguel ou cartão de crédito, o seu score corre o risco de cair. 

A pontuação, portanto, é calculada com base em informações relevantes para a análise de risco de crédito, como dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos. 

Você consegue consultar o seu score gratuitamente no próprio site do Serasa. Basta clicar em “consultar CPF grátis”, digitar o seu CPF e informar a sua senha. Caso não seja cadastrado, basta preencher o cadastro para acessar na mesma hora.

Pra que serve meu Serasa Score?

A função principal do Serasa Score é demonstrar para o mercado qual é o perfil do consumidor. É um retrato fiel da situação financeira das pessoas. 

O score de quem paga as contas em dia, por exemplo, sempre estará em nível melhor do que o de quem está endividado. 

Nesse caso, é fácil entender qual o perfil conseguiria um empréstimo mais fácil e com juros menores.

Ao avaliar o Serasa Score, o mercado já tem um indicativo fiel se deve ou não conceder algum tipo de crédito, quais os riscos envolvidos na operação e quanto vai cobrar por este risco em forma de juros repassando ao cliente. Porém, este não é o único critério utilizado na análise de crédito!

Mas ter um bom score não é apenas benéfico para os serviços de crédito. Pense na sua vida financeira como um todo, se o Serasa Score reflete a situação das suas finanças, se você está em um bom nível, provavelmente estará mais organizado e tranquilo.

Como o score pode impactar sua vida?

Como salientamos anteriormente, o Serasa Score funciona como uma métrica das suas finanças para o mercado. 

As instituições financeiras sempre irão consultar score antes de liberar um empréstimo ou financiamento imobiliário. Então, ter uma alta pontuação pode te ajudar em diversos momentos da vida.

Redes de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral. Todas essas companhias concedem crédito aos consumidores e fazem consultas no Serasa Score.
Inclusive, faça a sua simulação no site da Credihome! Caso seu Serasa Score esteja no nível aceitável, já tem meio caminho andado para a realização do seu sonho da casa própria!

Qual é a importância do Serasa Score para conseguir crédito?

As instituições financeiras sempre consultam o score de crédito antes de liberar um empréstimo ou financiamento imobiliário. Compras parceladas, assinatura de serviços e cartões de crédito também seguem o Serasa Score

Afinal de contas, quem é que gostaria de correr o risco de emprestar dinheiro para uma pessoa que pode não conseguir pagar?

Portanto, quem não tem uma pontuação atrativa dificilmente vai conseguir a liberação do crédito. 

Além disso, quando consegue, certamente vai ter que pagar caro por isso, uma vez que o risco de não quitar a dívida é bem alto, e as taxas de juros cobradas vão ser maiores.

Como fazer a consulta do meu score?

Consultar score é bem mais fácil do que parece! Você pode fazer isso em apenas 3 passos básicos e rápidos, veja só: 

  • Passo 1: acesse o site do Serasa Score.
  • Passo 2: preencha o cadastro. Se for o primeiro acesso, preencha com todas as suas informações
  • Passo 3: Pronto! A pontuação aparecerá na sua tela.

No site, você terá acesso a página do Meu Score, onde além da pontuação, também estará disponível a visualização da média das pessoas no seu CEP e da mesma faixa de idade.

Qual é o score ideal no Serasa?

Para a resposta ficar clara, não há uma quantidade ideal de pontos ou específica para conseguir ofertas de crédito. 

Afinal, isso depende da análise do banco ou instituição financeira (além do Serasa Score, a política interna da empresa também é levada em consideração).

Mas quando for consultar score e quiser saber se a sua pontuação é considerada boa para o mercado, você pode se basear nessas informações: 

  • de 1000 a 701: muito bom (verde)
  • de 700 a 501: bom (amarelo)
  • de 500 a 301: regular (laranja)
  • de 300 a 0: baixo (vermelho)

Baseando-se nessas classificações, é correto afirmar que uma pontuação acima de 500 já pode ser considerada um score ideal. Abrindo portas para financiamentos ou qualquer outra modalidade de crédito do mercado.

O que é possível fazer para aumentar o score?

Tá aí uma pergunta extremamente comum! Muitas pessoas querem saber como aumentar score, afinal, como você viu anteriormente, com o Serasa Score em uma boa pontuação o mercado recebe melhor as suas ambições.

Como ainda não existe mágica, truque ou jeitinho para aumentar score, a única forma de aumentar sua pontuação é pagar suas contas em dia. Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar: 

Limpe seu nome

Limpar o nome é fundamental para aumentar o seu Serasa Score. Você tem dívidas atrasadas? Então comece agora mesmo a negociar com os credores para pagá-las. Sem isso, vai ser bem difícil conseguir mudar o modo como o mercado analisa seu cadastro.

Atualize seus dados

Quanto mais exatas suas informações básicas (endereço, idade, telefone, etc.) forem, mais confiável vai ser seu cadastro. Caso não queira atualizar os dados on-line pelo site, você pode ir até uma agência Serasa perto de você.

Pague suas contas em dia

Procure sempre pagar as contas em dia. Uma boa dica é incluir todas elas no débito automático, pois assim você não corre o risco de se esquecer de alguma e ter seu nome negativado.

A pontuação do Serasa Score é bem dinâmica, e é calculada no momento em que você a consulta, refletindo todo o seu comportamento até aquela hora. 

CPF na nota aumenta o Score?

Não! Esse é um mito muito falado, mas que não tem nada de verdadeiro. Ter o número do CPF na nota fiscal não influencia a pontuação do Serasa Score

Existem outras informações relevantes para a análise de crédito, como:

  • Cadastro Positivo (histórico de bom pagador);
  • Dívidas negativadas;
  • Consultas ao CPF feitas por terceiros;
  • Contratos e pagamentos de crédito.

Estou com nome limpo e score baixo. Por quê?

Se o seu Serasa Score está baixo, não há motivos para preocupação. Como essa pontuação funciona como uma demonstração de confiança que o mercado tem em você.

Caso você já tenha sido negativado e limpou o seu nome, lembre-se de que leva um tempinho para o mercado voltar a confiar em você.

E para aumentar score existem algumas dicas que você pode adotar: 

Abra o Cadastro Positivo

Este funciona como um histórico de pagamentos e serve para mostrar para o mercado que você paga suas contas em dia.

Tanto quem tem o nome limpo como os consumidores com negativação podem se beneficiar dele. Você pode ter uma dívida, mas pagar todas as outras contas em dia. Então, é melhor que o mercado saiba, não é?

Atualize os dados cadastrais

Outro modo de aumentar seu Serasa Score é manter seus dados cadastrais sempre atualizados. 

Assim, não haverá divergência entre os dados consultados pelo banco, loja ou financeira e os que você vai apresentar, quando pedir crédito.

O que faz perder score?

A vida financeira não é fixa. O Serasa Score, que funciona como um reflexo dela, também não é. Assim, a dinamicidade desse índice é constante.

É por este motivo que o score é tão utilizado pelo mercado. Ele consegue mostrar muito claramente o seu perfil para as instituições financeiras, que vão ou não disponibilizar o crédito para você.

Não deixe suas contas atrasarem e nem acumule dívidas, assim as suas chances de aumentar score só tendem a aumentar!

Tenha em mente que se preocupar com seu Serasa Score é se preocupar com a sua imagem passada para as instituições financeiras. Por isso, é fundamental se atentar sempre ao seu orçamento e também à pontualidade dos pagamentos.

Se esse post te ajudou, não deixe de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap