Como comprar imóvel e fazer financiamento online

Com a pandemia de Covid-19 e a quarentena, as pessoas deixaram de sair de casa para fazer coisas comuns, como compras no mercado, visitar parentes e descobriram meios de fazer diversas atividades de casa. Mas você sabia que pode comprar um imóvel e até mesmo fazer um financiamento online?

No texto de hoje você vai saber como é fácil comprar imóvel e fazer financiamento online, sem precisar sair de casa.

O que é o financiamento imobiliário?

Antes de entrarmos de cabeça no mundo do financiamento online, é importante que você saiba exatamente o que é o financiamento imobiliário.

De modo geral, financiar um imóvel é obter crédito junto a uma instituição financeira para comprar a casa ou apartamento próprio. O comprador costuma arcar com uma entrada de cerca de 30% do valor da propriedade e divide o restante em prestações. O valor depende de cada instituição financeira.

Para conseguir o financiamento, você terá que passar por uma análise de crédito. Isso acontece para que o banco entenda se você vai ter condições de pagar o financiamento sem se comprometer ou se endividar.

Por isso é importante que, antes de fazer um financiamento, você analise bem a situação para ter certeza de que conseguirá arcar com as parcelas.

Procura pelo imóvel: dá para fazer online?

Muitas pessoas ainda preferem fazer as visitas aos imóveis presencialmente, por diversos motivos. Com a visita, é possível compreender melhor o tamanho e altura dos ambientes, os materiais usados e o acabamento.

No entanto, hoje em dia existem diversas facilidades para quem deseja comprar um imóvel, mas não quer (ou não pode) sair de casa. No geral, os sites contam com fotos dos imóveis, mas alguns também contam com vídeos e você pode solicitar uma “visita online”, ou seja, uma vídeo chamada onde poderá pedir ao corretor para mostrar todos os detalhes da casa ou apê.

A realidade virtual é também uma tecnologia que pode funcionar para comprar e fazer um financiamento online. Também chamado de “tour virtual”, esse tipo de visita demanda óculos de realidade virtual, pelo qual o usuário poderá simular a visita ao local, tudo sem precisar sair de casa.

E o financiamento online?

Antigamente era muito comum que as pessoas tivessem que se locomover até as empresas para fazer o financiamento e conseguir o crédito. Todo o processo era feito fora de casa, desde a visita ao imóvel, a negociação de valores e, é claro, o financiamento.

Porém, a tecnologia facilitou a vida do consumidor, que agora pode fazer tudo através da internet.

Aqui com a gente, o financiamento online é fácil de ser feito. Veja o passo a passo:

Comece com a simulação

O primeiro passo na hora de fazer um financiamento online é a simulação. Com ela, você poderá comparar as condições de várias instituições para saber qual é a melhor opção para seu caso. 

Além disso, com base na sua renda e nas suas condições de pagamento, você terá noção do quanto vai conseguir financiar para fazer a compra.

Aqui na Credihome você conta com uma plataforma digital de crédito imobiliário que conecta você a todos os bancos de forma prática e sem burocracia. 

Veja o passo a passo:

  1. Entre no site da Credihome
  2. Mova as flechas para selecionar o valor do imóvel;
  3. Selecione também o valor que deseja financiar;
  4. Agora preencha o formulário, respondendo se deseja fazer um financiamento imobiliário ou crédito com garantia imobiliária, o valor do imóvel e da entrada e clique em “continuar”;
  5. Depois, preencha o formulário de dados pessoais. Com ele, enviaremos uma simulação personalizada para o seu caso.

Simples, né? Essa é a melhor forma de começar o seu financiamento online.

Separe as documentações necessárias

Depois de fazer a simulação no nosso site é o momento de separar todas as documentações necessárias para fazer o financiamento online.

Para começar, os documentos exigidos são cópias e originais do RG, CPF, comprovante de estado civil e comprovante de renda, que pode ser certificada por declaração de Imposto de Renda ou extrato recente de movimentações bancárias. Já os autônomos podem comprovar renda com recibos de serviços prestados ou declarações comprobatórias.

Além dos documentos do comprador e do vendedor, é importante que a documentação do imóvel também esteja em dia. Esses documentos são normalmente: escritura do imóvel, matrícula atualizada, registro do imóvel, planta baixa (no caso de propriedades adquiridas na planta) e certidões negativas, que também podem ser enviados online.

Quer saber tudo sobre as documentações exigidas na hora de comprar um imóvel? Veja este texto!

Análise de crédito e da documentação

A análise de crédito é feita junto ao banco escolhido, que examina os dados do futuro cliente: como o perfil, idade, renda e bens, assim como o prazo para pagamento do financiamento. O valor e as características do imóvel também serão analisados nessa etapa.

Todas essas informações devem ser listadas na proposta de crédito enviada ao banco, junto da documentação. O prazo para a resposta do banco varia, mas a estimativa é de até cinco dias úteis.

Assim que receber o laudo, o banco fará a análise jurídica de toda a documentação. Caso esteja correta, a instituição financeira elabora um contrato, que formaliza a concessão do financiamento. Nessa etapa, é possível que o banco queira fazer uma entrevista com você. Fique tranquilo: o objetivo é apenas comprovar que você é confiável e comprovar as informações fornecidas.

Terminada a parte burocrática, chegou o momento de assinar o contrato, que costuma ser feito presencialmente. No entanto, até mesmo essa etapa do financiamento online pode ser feita sem sair de casa, com ferramentas que fazem assinaturas remotamente disponíveis na internet.

O importante é conversar com a instituição para descobrir se é possível fazer esse processo completo sem sair de casa.

Após a assinatura, é necessário pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) e em seguida fazer o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Liberação do financiamento online

Para finalizar o processo, você deve enviar ao banco uma via do contrato registrado e matrícula do imóvel, confirmando que já foi lançada a alienação fiduciária, ou seja, a transferência da propriedade do imóvel. 

O valor costuma ser liberado em torno de 5 a 10 dias

Aqui você faz o financiamento online, sem burocracia

Fazer o financiamento online é uma das melhores opções para quem quer comprar um imóvel sem sair de casa em nenhum momento do processo. A Credihome é a empresa certa para ajudar você em todas as etapas!

Veja as principais vantagens de contar com a gente para fazer o seu financiamento:

  • financiamento de até 80% do valor do imóvel com prazos de até 30 anos;
  • empréstimos de até 60% do valor do imóvel na modalidade home equity;
  • oferta de crédito de mais de 10 bancos autorizados pelo Banco Central;
  • atendimento de primeira com consultores especialistas no mercado imobiliário;
  • plataforma 100% online para mais agilidade e praticidade na negociação;
  • empresa segura e confiável, devidamente autorizada pelo Banco Central.

Conseguiu entender como comprar imóvel e fazer um financiamento online? Não hesite em falar conosco caso tenha alguma dúvida. Ah, e se você gostou desse texto, achamos que também pode gostar desses aqui:

https://credihome.com.br/financiamento-imobiliario

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Close Bitnami banner
Bitnami