Posso trocar meu financiamento? Tabela Price x SAC

Na hora de financiar sua casa própria, você teve de escolher um sistema de pagamento: Tabela Price x SAC. Contudo, durante o pagamento das parcelas, você percebeu que o modelo de amortização escolhido não se encaixou bem no seu planejamento. Surge, então, a dúvida: posso trocar a tabela do meu financiamento?

O ideal é que você conheça bem as características da Tabela Price x SAC antes de iniciar um financiamento imobiliário. Afinal, cada modelo possui vantagens e desvantagens próprias que impactam diretamente no seu orçamento mensal.

A seguir, vamos explicar como funcionam os sistemas de amortização, para quais casos são mais indicados, e se é possível fazer a troca durante o pagamento das parcelas. Confira!

O que é Tabela Price?

A Tabela Price (ou Sistema Francês de Amortização) é um dos métodos possíveis de parcelar um financiamento imobiliário. A principal característica desse sistema é que o valor das parcelas é o mesmo do início ao fim do período de pagamento

Dessa forma, o saldo devedor, que é o que você deve ao banco quando pede o financiamento, é reduzido mais lentamente. Esse é um fator importante que o comprador deve ter em mente durante a escolha pela Tabela Price x SAC.

Por ter um modo de amortização um pouco mais lento e suave do que a SAC, a quantidade total de juros costuma ser mais alta em parcelamentos de longo prazo feitos na tabela Price. 

Esse sistema, inclusive, tem sido mais utilizado em financiamentos de automóveis do que de casas e apartamentos – já que, no caso de imóveis, os prazos costumam ser muito longos e os juros bem maiores.

O que é Tabela SAC?

Em contrapartida, a Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) possui um modelo de pagamento em que as prestações são mais altas no início e menores no final. Isso acontece porque há uma amortização mensal do valor financiado.

Ou seja, o valor da parcela vai caindo, da primeira até a última prestação, porque há uma diminuição progressiva dos juros.

Dessa forma, conforme o comprador quita o financiamento, cada vez menos juros serão cobrados pela instituição financeira, chegando a um valor muito pequeno no final do processo.

Tabela Price x SAC? Qual devo escolher

A escolha pela Tabela Price x SAC vai depender de diversos fatores, mas principalmente do orçamento e planejamento financeiro do comprador. Antes de optar por uma ou outra, você deve saber exatamente quanto tem disponível para dar de entrada no imóvel e quanto possui de reserva inicial para quitar as primeiras parcelas.

A Tabela Price, por se manter estável no decorrer do pagamento, é um modelo que facilita a organização das contas mensais e torna o período de financiamento mais previsível.

Já o decréscimo do valor das parcelas visto na Tabela SAC faz com que o pagamento das prestações fique cada vez mais fácil para o comprador

Afinal, as prestações serão cada vez menores e você terá uma flexibilidade financeira maior ao fim do financiamento. Dessa forma, a SAC é uma boa opção para quem possui uma reserva maior de dinheiro no início do financiamento.

É possível fazer simulações de financiamentos com a Tabela Price X SAC no site da Credihome. 

Posso trocar meu financiamento?

Se você contratou o financiamento imobiliário e está se perguntando se é possível trocar a Tabela Price X SAC, saiba que existe um caminho para isso: a portabilidade de financiamento.

A portabilidade é um processo em que você transfere a dívida da instituição credora atual para outra e, assim, consegue mudar o sistema de pagamento do financiamento. 

Para isso, é preciso solicitar um extrato do financiamento (o chamado saldo devedor) como se fosse quitar o débito. Com esses dados em mãos, você deve levar a proposta para outra instituição financeira, migrar a dívida e passar a pagar o financiamento com o novo sistema de amortização, seja ele pela Tabela Price x SAC.

Saiba que não existem cláusulas contratuais que impeçam esta transferência. Inclusive, o processo de portabilidade pode acontecer quando houver constatação de taxas mais em conta, sem limite de transações.

A nova instituição pode cobrar do solicitante as tarifas de confecção do contrato, avaliação da propriedade e migração da dívida. Por isso, apenas se lembre de consultar as tarifas cobradas pelo novo banco.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre Tabela Price x SAC, assim como se é possível trocar de sistema durante o pagamento, fica mais fácil prosseguir com o seu financiamento sem comprometer o orçamento familiar.

Conte com o time de especialistas da Credihome para tirar essa e outras dúvidas do financiamento imobiliário. Sempre que precisar, entre em contato!

Gostou desse post? Então você também pode gostar desses:

4 comentários sobre “Posso trocar meu financiamento? Tabela Price x SAC

  1. Tenho financiamento na caixa por SAC. Gostaria de trocar para PRICE e consultei Santander e BB para portabilidade. Ambos disseram que essa mudança não pode ser feita. Que so poder alterar juros em portabilidade. Procede isso?

    • Procede, na portabilidade apenas pode ser feita a troca do banco, prazo e taxas de juros do contrato. O sistema de amortização uma vez definido permanecerá o mesmo. Esse detalhe precisa ser avaliado antes da contratação Um vez escolhido e feito o contrato, infelizmente não pode ser alterado
      Mas veja só, a tabela Sac, possui parcelas Decrescentes e amortização constante. Você paga um pouco mais caro no início em parcelas mas além de irem diminuindo, a amortização é muito maior no saldo devedor já desde a primeira prestação.
      Na Price, as parcelas são menores e a amortização é crescente. No início do contrato você paga mais juros que amortização, o que leva há uma demora para a redução do saldo devedor.
      Se o que estiver pegando for o valor das parcelas, você pode além de tentar a portabilidade para uma taxa menor, tentar uma amortização das parcelas com FGTS, pode ser feita 1 Vez ao ano amortizando até 80% de 12 parcelas ou ainda, pode negociar com o banco uma suspensão temporária do pagamento, que pode ser de 1 até 12 meses também.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap