As 7 principais tendências para o mercado imobiliário em 2020

O mercado imobiliário está em constante transformação, assim como os negócios em geral. Isso porque o comportamento do consumidor e da economia mudou nos últimos tempos, trazendo consigo as tendências imobiliárias.

Assim, o mercado imobiliário está cheio de novidades em 2020, ampliando o leque de opções de imóveis para o cliente, que poderá escolher aquele ideal para as suas necessidades, conforto e segurança. Além disso, é fato que quem acompanha as novidades desse mercado consegue se preparar, de modo antecipado, e aproveitar todas as novas tendências para o seu crescimento.

Quer entender quais são as tendências para o mercado imobiliário 2020? Fique conosco e saiba mais!

1. Variedades de ofertas de crédito

As operações de crédito do mercado imobiliário serão facilitadas em 2020, incluindo as ofertas de crédito. Isso devido à queda de juros e da Taxa Selic, a qual tende a estimular a compra de imóveis por consumidores e investidores neste ano.

Com a queda da Taxa Selic, por exemplo, os valores do financiamento diminuem, tornando-se mais atrativos para serem usados em negociações de imóveis e influenciando o poder de compra da população.

Colaborando para a redução dessas taxas, a Caixa Econômica Federal diminuiu a Taxa Referencial (TR) para favorecer os financiamentos, o que obriga que os demais bancos também reduzam, entregando melhores condições e ofertas de crédito. Por isso, recomendamos que você conheça-as para apresentar as melhores ao seu cliente.

2. Valorização de imóveis

A expectativa para 2020 é a valorização dos imóveis. Essa é uma ótima notícia para quem deseja adquirir um imóvel como investimento ou está com uma propriedade parada há anos.

A valorização atrai novas oportunidades de negociá-los no mercado imobiliário, em especial devido ao aumento da procura por imóveis e de acesso ao crédito, bem como em razão de maiores atributos que podem ser ofertados para os possíveis compradores.

Além disso, cabe ressaltar que a valorização imobiliária é resultante da queda da inflação e da taxa de juros, que deixa o valor dos imóveis estáveis e cria um cenário positivo. Este é o momento ideal para que os corretores aumentem suas vendas e fechem novos negócios.

3. Aumento das vendas on-line

É fato que o mundo tem se tornado cada vez mais digital, o que alterou o comportamento do consumidor no momento de uma compra. Hoje, as pessoas estão on-line, procurando pela propriedade ideal sem sair de casa.

Por isso, é preciso que você busque se ajustar ao cenário, investindo na era digital para fazer as suas vendas crescerem e preparando equipes, espaços físicos e sistemas a fim de prestar um melhor atendimento. Isso porque a tendência do mercado imobiliário é o uso da internet para realizar vendas, alcançar clientes e facilitar transações.

Ademais, é possível utilizar a tecnologia para buscar imóveis e conhecê-los por fotos e vídeos para otimizar as negociações sem burocracia e aumentar a sua velocidade. Tudo isso pode ser feito por plataformas digitais, permitindo um contato mais próximo com os clientes por meio de chats e da integração com outros sites.

4. Preocupação com a sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação para 2020, pois há uma crescente tendência de proteção ao meio ambiente. Por essa razão, o ecodesign e as construções sustentáveis ganharam força nos últimos tempos, com a indústria da construção civil investindo em recursos renováveis para não gastar os recursos naturais do planeta.

Além disso, os consumidores têm mudado sua consciência ambiental, preferindo adquirir casas ou apartamentos eco-friendly (amigos da natureza) por terem soluções sustentáveis de consumo e utilização de recursos, como captação solar e reaproveitamento de água.

Apesar de as implantações terem um custo relevante, elas valorizam o imóvel e representam o seu diferencial.

5. Tecnologia 5G

A rede 5G deve chegar ao Brasil em 2020, melhorando a internet do celular de todos os consumidores. Cabe ressaltar que o celular é utilizado em muitas atividades cotidianas, como a compra de um imóvel on-line ou a negociação imobiliária. Quanto mais rápida for a internet, maior a chance de fechar negócios.

Ademais, a tecnologia 5G possibilita a interação entre dispositivos que dependem de internet, como carros, casas e objetos inteligentes.

Diante disso, a tendência é de que o mercado imobiliário 2020 invista em ofertas de serviços on-line, a fim de que as pessoas encontrem os imóveis de forma facilitada, acelerando o segmento. Logo, é necessário aperfeiçoar seus sistemas digitais, visando a otimizar as negociações e reduzir burocracias.

6. Espaços compartilhados e menores

Como corretor, você precisa entender que o desejo dos consumidores mudou. Hoje, casas e apartamentos enormes não são mais almejados, mas, sim, unidades menores, com menos vagas de garagem e espaços abertos.

Cabe ressaltar que o jovem quer morar em regiões centrais, perto da faculdade e do trabalho, em imóveis com lavanderia, academia, churrasqueira ou salão de festas compartilhados.

Outra tendência do mercado imobiliário é o coworking, um espaço de trabalho compartilhado, o qual possibilita o networking e desenvolvimento profissional dos seus consumidores. A grande vantagem é a redução dos custos.

Por essa razão, para aumentar suas vendas e locações, você precisa ter em sua cartela imóveis compartilhados e menores, bem como coworking.

7. Maior acesso aos dados imobiliários

2020 será o ano de maior transparência de dados do mercado imobiliário para que todos possam acessá-los. Tais dados referem-se ao valor de imóveis por bairros ou regiões, às características e às qualidades. Dessa forma, o corretor torna-se um consultor analítico para explicar essas informações e complementá-las, quando preciso.

É fato que o seu serviço como corretor vai mudar, pois o consumidor não dependerá dele para ter acesso a informações e propriedades, já que tem fácil acesso a elas por meio da internet. Portanto, profissionais imobiliários devem disponibilizar um plus, buscando entregar informações úteis e entender as necessidades de seus clientes para apresentar-lhes as melhores ofertas de imóveis e crédito.

Diante disso, para acompanhar as tendências do mercado imobiliário 2020, é necessário se preparar, por meio da automatização de processos, do uso da tecnologia e do aperfeiçoamento da carreira, que lhe ajudarão a melhorar sua forma de atender e apresentar imóveis. O corretor deve aproveitar o ano de 2020 para alavancar sua carreira e crescer profissionalmente, com muitas vendas e transações imobiliárias bem-sucedidas.

Este post o ajudou? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para informar os seus amigos sobre as principais novidades do mercado imobiliário.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap