Saiba qual o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel para você

Na hora de tirar grandes planos do papel, como a compra de uma casa, um carro ou até mesmo um intercâmbio, é recomendável que você saiba qual o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel. Essa modalidade de empréstimo tem muitas vantagens, e você sai na frente se encontrar um banco com o seu perfil.

Cada instituição financeira tem condições próprias de pagamento, assim como taxas e outros encargos. Por isso, a fase de pesquisa sobre qual o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel para você é uma das mais importantes para quem quer acesso ao crédito. 

Para te ajudar nessa empreitada, detalhamos as principais condições dos maiores bancos do país que oferecem essa modalidade de empréstimo. Mas, antes, que tal entender um pouco mais sobre o empréstimo com garantia de imóvel?

O que é empréstimo com garantia de imóvel?

Para quem quer saber qual o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel, é importante ter claro o que é e como funciona essa modalidade de crédito. 

Também conhecido como home equity, esse é um tipo de empréstimo em que um imóvel, seja ele comercial ou residencial, é dado ao banco como garantia de pagamento do valor emprestado.

Mas calma: o imóvel fica em nome do banco apenas temporariamente, até que o crédito concedido seja completamente quitado. Ao todo, são basicamente quatro etapas básicas da solicitação até a liberação do crédito junto aos bancos:

  • análise de crédito;
  • análise jurídica da documentação;
  • análise das condições do imóvel;
  • emissão e assinatura do contrato.

Por que o empréstimo com garantia de imóvel é a melhor opção?

O home equity é entendido como um tipo de empréstimo facilitado, justamente por que você dá um bem em garantia para evitar possíveis prejuízos com um adimplemento. 

Em troca, a instituição financeira oferece taxas reduzidas em relação a outras modalidades de empréstimo e melhores condições de pagamento.

Outra facilidade é que a propriedade que será dada em garantia pode ser sua ou de terceiros. As únicas exigências é que ela deve estar quitada, sem pendências na documentação e não seja fruto de penhoras, discussões judiciais ou outros impedimentos.

É importante que você saiba, no entanto, que apesar do home equity ser um empréstimo facilitado, a instituição financeira tem o direito de reaver o imóvel caso você deixe de pagar as parcelas em dia. Por isso, é importante se organizar antes de contratar o empréstimo.

Qual o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel?

Vimos que o primeiro passo antes de pedir o crédito é entender qual o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel. Afinal, o pagamento da dívida pode durar anos – ou seja, a sua relação com a instituição financeira vai te acompanhar durante um bom tempo. 

Para evitar dores de cabeça e ter prejuízos, você deve considerar todos os aspectos que envolvem a concessão do crédito, como as taxas de juros, prazo de pagamento e critérios de avaliação.

Mas já adiantamos que, de modo geral, as taxas de juros ficam próximas de 1% ao mês (ou 12% ao ano) e os bancos emprestam até 60% do valor do imóvel. 

A seguir, separamos detalhes de como funciona o empréstimo nas principais instituições financeiras do país. Assim, fica mais fácil descobrir qual o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel para você. Confira!

Empréstimo no Itaú 

O empréstimo com garantia de imóvel no Itaú tem taxa fixa mensal a partir de 0,89%, e o tempo de pagamento do crédito vai até 240 meses (20 anos). O valor total concedido também é vantajoso, podendo chegar até 60% do valor do imóvel dado como garantia.

Outro diferencial do banco é que, caso as contas apertem, você pode pular até 2 parcelas seguidas por ano. As parcelas puladas serão somadas ao saldo devedor, incluindo encargos e juros, e diluídas nas parcelas futuras do contrato.

Empréstimo no Santander

Já o empréstimo no Santander tem uma taxa fixa mensal um pouco mais elevada, de 0,95% ao mês. O prazo de pagamento também é de 240 meses, assim como o valor total concedido: crédito de até 60% do valor do imóvel.

No Santander, você também pode pular parcelas, mas essa opção é restringida a apenas um mês. 

Empréstimo no Bradesco

O empréstimo com garantia de imóvel do Bradesco tem parcelas de 3% a 15% do valor total do empréstimo, com até 180 meses (15 anos) para pagar. Assim como nos demais bancos que citamos, o empréstimo é de até 60% do valor do imóvel.

Empréstimo no Banco do Brasil

No Banco do Brasil, você pode solicitar um empréstimo de até 55% do valor do seu imóvel residencial e até 30% do seu imóvel comercial, e pagar com prestações fixas em até 238 parcelas, ou 240 meses – nesse caso, há a vantagem de até 2 meses de carência para pagamento da primeira parcela.

Além disso, é possível compor renda entre cônjuges ou companheiros. O banco não oferece informações sobre a taxa de juros.

Empréstimo na Caixa

A Caixa Econômica Federal também oferece a opção de empréstimo com garantia de imóvel. O banco disponibiliza até 60% do valor do imóvel, com prazo máximo de 180 meses para pagar pela dívida. A taxa de juros mínima é fixada em 0,80% ao mês.

Escolhemos o melhor banco para você

Agora que você tem todas essas informações, fica mais fácil escolher qual o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel. 

Mas, para ter certeza na sua escolha, nada melhor do que contar com uma assessoria especializada. Somos uma assessoria de crédito imobiliário totalmente gratuita, que conecta você ao banco com o melhor empréstimo para o seu perfil. 

Além disso, temos parceria com todos os maiores bancos do Brasil, para garantir a sua liberdade de escolha. Assim, fica ainda mais fácil saber qual o melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel para você.

Se esse post te ajudou, não deixe de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap