Aprenda como fazer uma planilha de planejamento financeiro

Organizar o orçamento deve ser uma prioridade para todos. Afinal, conhecer o fluxo do seu dinheiro é um dos pilares para garantir a estabilidade financeira e proporcionar maior economia. Nesse sentido, a planilha de planejamento financeiro é a melhor ferramenta para monitorar a entrada e saída de valores.

Por meio dessa funcionalidade, é possível criar categorias de despesas, gerar gráficos e saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Sendo assim, essa ferramenta proporciona transparência e maior controle sobre os gastos. Como consequência, sobra mais para a compra de bens duráveis, como um imóvel.

Quer tal começar a organizar as finanças? Quer saber como controlar o seu capital da maneira mais inteligente e evitar perdas? Neste post, vamos ensinar como elaborar uma planilha de planejamento financeiro. Continue a leitura e confira!

Inclua o seu salário

O primeiro passo é registrar a sua remuneração mensal e os eventuais ganhos extras, como eventuais trabalhos realizados como autônomo.

É importante deduzir os impostos e outros descontos, além de incluir apenas o valor bruto. Dessa forma, é possível evitar problemas de cálculo no orçamento e eliminar a sensação de que se tem mais dinheiro do que realmente dispõe, o que pode levar a maiores gastos.

Adicione os gastos fixos e variáveis

Faça o registro de todos os valores que saem da sua conta bancária. A partir daí, fica mais fácil identificar valores supérfluos e que podem ser cortados para trazer economias, como é o caso de assinaturas de TV.

De um modo geral, as planilhas financeiras costumam disponibilizar um espaço específico para que se possam incluir os gastos.

Nesse sentido, eles são divididos em 2 categorias:

  • gastos fixos: valores determinados e certos, que devem ser pagos todos os meses — como aluguel, financiamento de imóvel, internet, impostos, seguros etc.;
  • gastos variáveis: valores que podem ser aumentados ou reduzidos — como energia, luz, telefone etc.

Além disso, eles também podem envolver manutenções e custos não esperados, assim como valores adicionais que se referem a despesas específicas com lazer e vestuário, por exemplo.

Determine a quantia poupada

É importante estipular um valor a ser poupado todos os meses. Afinal, nunca sabemos o dia de amanhã e quando poderá surgir uma emergência.

Assim, determine uma quantia que será destinada para a sua poupança ou para os investimentos financeiros, e não mexa nesse valor. O recomendado é guardar cerca de 30% do seu salário; caso isso não seja possível, por impactar diretamente nas suas despesas, poupe o valor que você conseguir.

Faça investimentos

O planejamento financeiro completo deve incluir uma sessão destinada para os investimentos. Dessa forma, a planilha é uma ótima funcionalidade para investidores de Buy and Hold ou day trade, por exemplo.

O documento apresenta gráficos e tabelas práticas e intuitivas que auxiliam os investidores na declaração do imposto de renda. A planilha deve permitir a inclusão de dados específicos, como saldo investido, saldo com ROI, lucro, percentual de lucro, IRRF, ações em alta, ações em queda etc.

Detalhe os seus bens

Inclua bens valiosos, como automóveis e móveis no seu orçamento. Caso tenha algum imóvel registrado em seu nome, insira-o também na planilha. É uma maneira de detalhar todo o seu patrimônio e planejar melhor a realização de determinados investimentos.

A planilha de planejamento financeiro proporciona transparência e ajuda a conhecer melhor a sua renda. Você tem uma noção clara e exata sobre os valores disponíveis, além de ser uma ferramenta que traz facilidade e praticidade, sem que precise quebrar a cabeça para organizar o orçamento.

Nesse sentido, a Credihome se destaca como uma ótima opção para auxiliar no processo de fechamento de um financiamento ou crédito imobiliário. A empresa reduz a burocracia no processo de financiamento imobiliário, oferece assessoria online, fornece apoio para corretores e atua no processo de aprovação do financiamento do cliente, entre outras vantagens.

Quer saber mais sobre a empresa? Siga os perfis da Credihome nas redes sociais e acompanhe as próximas publicações. Ela está presente no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap