O que é flat, studio, loft e kitnet? Saiba escolher o melhor

Quem está na busca pelo financiamento imobiliário provavelmente já se deparou com os diversos estilos de apartamento que existem no mercado. Você sabe o que é flat, por exemplo? Flat, studio, loft e kitnet são os tipos mais comuns e os termos podem confundir o comprador.

A maioria desses apartamentos foi pensada para atender aos jovens que desejam morar sozinhos ou em casal. Esse, inclusive, é um público em ascensão: segundo uma pesquisa do portal Zap, 62% dos solteiros nascidos entre 1985 e 2000 desejam morar sozinhos ou com, no máximo, mais uma pessoa.

Durante as buscas pelo apartamento perfeito, surgem as dúvidas: afinal, o que é flat? Existe alguma diferença entre studio e loft? E kitnet? Respondemos todas essas perguntas a seguir!

O que é flat?

O flat, também conhecido como apart-hotel, é um tipo de apartamento que tem como principal característica a disponibilidade de serviços de hotel, como recepção, lavanderia, limpeza e segurança, itens que são cobrados junto ao valor do condomínio. 

Se você está se perguntando o que é flat, saiba que são imóveis que costumam ter divisões que a maioria dos apartamentos possuem: sala, quarto, banheiro e cozinha. 

Apesar de ser possível comprar um flat como moradia permanente, o mais comum em relação a esse tipo de apartamento são os contratos de locação. Além disso, uma boa parte das pessoas que alugam flats, fazem uso do espaço por tempo determinado.

Os flats contam com um padrão arquitetônico moderno e dinâmico. Para você que quer saber o que é flat, destacamos que os grandes diferenciais desse tipo de imóvel são o conforto e a segurança.

O que é studio?

Agora que você já sabe o que é flat, vamos explicar as principais características do studio. Esse é um apartamento muito popular em países europeus e nos Estados Unidos, mas que também pode ser encontrado em grandes centros urbanos do Brasil.

Apesar de ser muito parecido com o loft, o qual explicaremos melhor a seguir, o studio possui mais divisões internas. O quarto, por exemplo, é um cômodo delimitado por paredes. A cozinha, no entanto, é integrada à área social.

Outra característica do studio que o diferencia dos demais tipos de apartamento é o pé-direito, que costuma ser um pouco acima do padrão. Além disso, alguns studios possuem varanda, tornando o espaço ainda mais agradável.

A maioria dos prédios que abrigam studios são modernos e com muitas facilidades para o morador, em especial o público jovem. A estrutura, por exemplo, costuma incluir áreas de lazer, como piscinas, salas de ginástica, salões de jogos, bares, mini cinemas e até escritórios para o home office.

O que é loft?

Depois de explicar o que é flat e studio, chegamos ao loft. Esse é um tipo de apartamento também muito comum nos Estados Unidos e Europa. Hoje em dia, é uma tendência em diversas cidades pelo mundo. 

Os lofts são, em sua maioria, apartamentos que foram construídos em antigos galpões, depósitos ou armazéns. Por isso, são imóveis bem amplos e sem divisão de cômodos. O pé-direito dos lofts também costuma ser duplo, típico de prédios usados para estoques ou industriais. 

O grande diferencial dos lofts é seu visual moderno e a versatilidade de uso dos espaços. Além disso, a maioria possui grandes janelas, o que garante uma boa luz natural no ambiente e ventilação adequada. 

Apesar do loft ser um apartamento sem divisórias, também é possível instalar mezaninos ou fazer a divisão dos cômodos com a própria mobília. 

O que é kitnet?

Por fim, chegamos à kitnet, apartamento muito popular no Brasil. Esse tipo de imóvel é caracterizado por seu tamanho pequeno, que varia entre 20 e 40 metros quadrados.

As kitnets possuem quarto, banheiro, sala e uma cozinha pequena, normalmente sem divisória com o resto do ambiente. Apartamentos desse tipo costumam ser encontrados em regiões centrais das grandes cidades e são ideais para quem mora sozinho ou jovens casais

Agora que você já sabe o que é flat, studio, loft e kitnet, assim como a diferença entre cada um, ficou mais fácil decidir qual é melhor para você e, então, procurar o financiamento imobiliário que se adeque a seu perfil. Conte com a Credihome para te auxiliar nesse processo!

Se esse post te ajudou, não deixe de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap