O que é CRECI? Saiba como ser um corretor de imóveis de sucesso

O que é CRECI? Essa é uma pergunta comum entre corretores e clientes. O CRECI, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, garante o bom exercício da atividade dos avaliadores de imóveis, agindo como fiscal dessa profissão.
Diante de sua relevância, é fundamental que os corretores tirem sua carteira de registro no CRECI. Pensando em ajudá-los, fizemos este post, respondendo as principais questões sobre tal Conselho e o passo a passo para se registrar. Confira!
Qual a importância de se registrar no CRECI?
O profissional que tem registro no CRECI demonstra credibilidade e consegue construir uma carreira sólida, uma vez que vai atrair cada vez mais clientes, os quais vão estar seguros em suas transações.
Cabe ressaltar que esse documento torna o corretor apto a negociar e assinar qualquer papelada voltada a imóveis, como compra e venda ou locação, bem como registros imobiliários. Ainda, é possível conhecer as diretrizes da profissão, compreendendo a área trabalhada.
Ademais, é preciso esclarecer que se registrar no CRECI é uma certificação indispensável ao corretor. Aquele que não o tem exerce de forma ilegal sua atividade e pode ser processado.
Como tirar o CRECI?
Os interessados em tirar o registro no CRECI devem seguir 3 passos. Veja!
1º Passo
O 1º passo é investir em estudos. Por isso, o corretor precisa fazer um curso especializante, a fim de aprender a como ser um bom corretor de fato. Vai entender as leis imobiliárias, as possibilidades do mercado e o modo correto de venda, além de ter sua capacidade testada.
Para seguir ao próximo passo, o interessado deve adquirir o título Técnico em Transações Imobiliárias ou diploma de Curso Superior de Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócios imobiliários, por meio de instituição de ensino credenciada e/ou autorizada pelo Ministério da Educação.
2º Passo
O próximo passo para tirar o CRECI é a realização de estágio, uma vez que a sua carga horária é essencial para a conclusão do curso e obtenção do diploma.
Os interessados devem credenciar seu estágio junto ao CRECI de sua região ou estagiar em alguma imobiliária, a fim de aprender com um profissional mais experiente e entender o dia a dia de um corretor, tornando-se um bom especialista na área.
3º Passo
O último passo é a entrega da documentação ao CRECI, que vai analisar a requisição e opinar sobre ela, no prazo de 30 dias. Para isso, vai apresentar os seguintes documentos:
- carteira de identidade;
- cadastro de pessoa física (CPF);
- certidão de nascimento ou de casamento;
- comprovante de endereço;
- foto 3×4;
- certidão de alistamento (em caso de homens);
- comprovante de conclusão de curso;
- estágio assinado, de forma devida.
Após, o corretor deve aguardar a decisão do CRECI, quando cumpridos todos os requisitos.
Como se pode observar, para um corretor de imóveis ser considerado de sucesso, ele deve entender o que é CRECI. Isso porque, sem o registro, o profissional não pode exercer sua atividade e está suscetível a ser processado. Logo, tirar a certificação do CRECI é primordial para sustentar a credibilidade dos corretores junto aos clientes.
Gostou deste post? Então leia sobre as 8 principais objeções de vendas e como vencê-las.