O que é CRECI? Saiba como ser um corretor de imóveis de sucesso

O que é CRECI? Essa é uma pergunta comum entre corretores e clientes. O CRECI, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, garante o bom exercício da atividade dos avaliadores de imóveis, agindo como fiscal dessa profissão.

Diante de sua relevância, é fundamental que os corretores tirem sua carteira de registro no CRECI. Pensando em ajudá-los, fizemos este post, respondendo as principais questões sobre tal Conselho e o passo a passo para se registrar. Confira!

Qual a importância de se registrar no CRECI?

O profissional que tem registro no CRECI demonstra credibilidade e consegue construir uma carreira sólida, uma vez que vai atrair cada vez mais clientes, os quais vão estar seguros em suas transações.

Cabe ressaltar que esse documento torna o corretor apto a negociar e assinar qualquer papelada voltada a imóveis, como compra e venda ou locação, bem como registros imobiliários. Ainda, é possível conhecer as diretrizes da profissão, compreendendo a área trabalhada.

Ademais, é preciso esclarecer que se registrar no CRECI é uma certificação indispensável ao corretor. Aquele que não o tem exerce de forma ilegal sua atividade e pode ser processado.

Como tirar o CRECI?

Os interessados em tirar o registro no CRECI devem seguir 3 passos. Veja!

1º Passo

O 1º passo é investir em estudos. Por isso, o corretor precisa fazer um curso especializante, a fim de aprender a como ser um bom corretor de fato. Vai entender as leis imobiliárias, as possibilidades do mercado e o modo correto de venda, além de ter sua capacidade testada.

Para seguir ao próximo passo, o interessado deve adquirir o título Técnico em Transações Imobiliárias ou diploma de Curso Superior de Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócios imobiliários, por meio de instituição de ensino credenciada e/ou autorizada pelo Ministério da Educação.

2º Passo

O próximo passo para tirar o CRECI é a realização de estágio, uma vez que a sua carga horária é essencial para a conclusão do curso e obtenção do diploma.

Os interessados devem credenciar seu estágio junto ao CRECI de sua região ou estagiar em alguma imobiliária, a fim de aprender com um profissional mais experiente e entender o dia a dia de um corretor, tornando-se um bom especialista na área.

3º Passo

O último passo é a entrega da documentação ao CRECI, que vai analisar a requisição e opinar sobre ela, no prazo de 30 dias. Para isso, vai apresentar os seguintes documentos:

  • carteira de identidade;
  • cadastro de pessoa física (CPF);
  • certidão de nascimento ou de casamento;
  • comprovante de endereço;
  • foto 3×4;
  • certidão de alistamento (em caso de homens);
  • comprovante de conclusão de curso;
  • estágio assinado, de forma devida.

Após, o corretor deve aguardar a decisão do CRECI, quando cumpridos todos os requisitos.

Como se pode observar, para um corretor de imóveis ser considerado de sucesso, ele deve entender o que é CRECI. Isso porque, sem o registro, o profissional não pode exercer sua atividade e está suscetível a ser processado. Logo, tirar a certificação do CRECI é primordial para sustentar a credibilidade dos corretores junto aos clientes.

Gostou deste post? Então leia sobre as 8 principais objeções de vendas e como vencê-las.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap