5 motivos para você apostar no Home equity

Home equity, ou empréstimo com garantia de imóvel, é uma modalidade de empréstimo muito buscada nos Estado Unidos e Europa que, agora, tem ganhado força no Brasil. Isso se deve ao fato de o home equity possuir algumas vantagens quando comparado a outras formas de empréstimos. Neste artigo, iremos te mostrar 5 motivos para apostar nele.

O que é home equity?

O home equity é entendido como um tipo de empréstimo facilitado e funciona da seguinte forma: Uma pessoa, ou empresa, para conseguir empréstimo junto à uma instituição financeira, aceita ceder um imóvel  quitado como garantia.

Em troca, ela terá direito a algumas vantagens no uso e pagamento do empréstimo.

A propriedade dada em garantia pode ser do beneficiário do empréstimo ou de um fiador. Desde que obedeça às exigências do home equity: Estar quitado e sem pendências na documentação, não ser fruto de penhoras, discussões judiciais ou outros impedimentos.

Motivos para você apostar no home equity

O home equity já é muito usado em países da Europa e nos Estados Unidos, e por isso, o termo em inglês permanece sendo utilizado. As vantagens de usar essa modalidade de empréstimo vão de taxas de juros menores à liberdade do uso do valor.

1. Taxas de juros mais baixas

Quando falamos de home equity, o imóvel é cedido como garantia ao banco ou instituição financeira através de um processo chamado alienação fiduciária

Com isso, o banco pode garantir juros mais baixos para o pagamento das parcelas – já que tem o imóvel para garantir a segurança do pagamento. Se o risco assumido pela instituição é menor, consequentemente, os juros serão mais baixos.

Os juros podem ser de valores a partir de 0,60% ao mês + IPCA ou prefixadas de 0,78% ao mês. A diferença é grande quando comparado ao empréstimo pessoal – tipo mais comum no Brasil – que possui taxas que giram em torno de 7% ao mês.

2. Prazo maior de parcelamento

Outra vantagem em se optar pelo home equity é o prazo para quitação do empréstimo, que tende a ser bem mais longo do que em outras modalidades. Mais uma vez, essa vantagem é garantida devido à segurança que a instituição financeira tem com a cessão do imóvel. 

Esse prazo pode chegar a 180 meses (15 anos), enquanto no empréstimo pessoal o prazo dura em média 5 anos.

3. Valor do empréstimo

Dependendo da destinação que você dará ao empréstimo ele pode ser alto – como para arcar com despesas médicas. No home equity o valor do empréstimo é calculado em cima do valor do imóvel podendo chegar em até 60% do seu valor.

4. Home equity é livre de destinação

Mais uma vantagem do home equity, comparado às demais modalidades, é a chamada destinação livre. Isso significa que o montante conseguido com o empréstimo pode ser usado como o beneficiado desejar. Em uso pessoal, profissional ou financeiro. Ele não exige uma destinação específica na utilização do crédito

Bancar um intercâmbio, quitar dívidas, fazer uma reforma ou arcar com despesas médicas são exemplos de uso do valor. Você quem decide!

5. O imóvel continua com você

Mesmo sendo dado como garantia de pagamento à instituição financeira, o imóvel em questão continua sob posse do beneficiado. Isso significa que o banco terá a propriedade, que é o direito legal ao imóvel, mas que não fará a posse dele, que é o exercício real desse direito. Assim, enquanto arca com o parcelamento do empréstimo, você continua usufruindo do imóvel como sempre fez.

Lembrando que você ainda mantém suas responsabilidades sobre ele, devendo arcar com os impostos normalmente. 

Se você gostou desse artigo, dê uma olhada nesses aqui:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap