Quais os 10 melhores bairros de São Paulo para morar?

Por ser a principal metrópole da América Latina, São Paulo é uma cidade cobiçada por inúmeras pessoas pelo Brasil e ao redor do mundo. Ao longo dos anos, a capital paulistana foi se constituindo como um lugar diverso e que atende a todos os gostos, o que faz a lista dos melhores bairros de São Paulo ser longa e muito relativa.

Isso porque cada região tem os seus diferenciais e vantagens. Além disso, a escolha do local para morar vai depender de inúmeros fatores pessoais, como proximidade com o trabalho e número de escolas na região. 

Cada pessoa, inclusive, pode valorizar um aspecto diferente do bairro, como segurança ou tranquilidade, preferindo morar em uma região mais distante do Centro, por exemplo. Um jovem estudante, em contrapartida, provavelmente vai preferir um lugar mais agitado e próximo ao comércio.

Alguns bairros, no entanto, possuem mais de uma qualidade, o que os diferencia dos demais. Com base nesse critério, separamos uma lista dos 10 melhores bairros de São Paulo para morar, divididos por região. Confira!

Melhores bairros de São Paulo no Centro

O Centro da capital paulista abriga alguns dos melhores bairros de São Paulo para morar. A região é uma ótima escolha para quem quer ficar perto de tudo, seja do trabalho, escola, faculdade ou dos locais de lazer.

Se a sua prioridade for praticidade no dia a dia, considere esses dois bairros para morar no Centro de São Paulo: Bela Vista e Santa Cecília.

Bela Vista 

A Bela Vista é um dos bairros mais tradicionais do Centro da cidade, onde se concentram diversos teatros e conjuntos arquitectónicos de importância histórica. É considerada uma região completa, que une bem a tradição e o conforto, além de oferecer fácil acesso ao transporte público. 

Outro diferencial da Bela Vista, que torna o local um dos melhores bairros de São Paulo, é a divisa com outras importantes regiões do centro, como o Bixiga – reduto dos imigrantes italianos – e a Consolação.

Santa Cecília

Santa Cecília também entra na lista dos melhores bairros de São Paulo para morar. A região, por estar no centro da cidade, fica perto dos principais pontos de lazer da capital, como bares, restaurantes e teatros, mas sem perder o ar tranquilo que se tornou o diferencial da região. 

De uma maneira geral, Santa Cecília consegue unir o melhor da atmosfera tranquila e boêmia da cidade em um só local. Suas ruas são bem arborizadas e planas, o que facilita muito o deslocamento no dia a dia, em especial se você for adepto ao uso das ciclofaixas e ciclovias.

Melhores bairros de São Paulo na Zona Oeste

A Zona Oeste é uma região privilegiada para quem busca os melhores bairros de São Paulo para morar. Por lá, estão alguns dos bairros mais famosos da cidade, como Pinheiros e Vila Madalena, que atraem turistas do mundo todo. 

Pinheiros

Como citamos, Pinheiros é considerado um dos melhores bairros de São Paulo para morar. O bairro possui fácil acesso aos principais pontos da cidade, já que a região é próxima da Marginal Pinheiros e também da Marginal Tietê, além de contar com uma boa oferta de transporte público – o bairro pode ser acessado pela linha amarela do metrô.

Pinheiros ainda possui extensas áreas verdes e está próximo de importantes parques da cidade, como é o caso do Parque Villa-Lobos. Além disso, é famoso por sua vida noturna, com bares e restaurantes para todos os gostos. A região também se destaca pela segurança e tranquilidade no dia a dia. 

Vila Madalena

Para quem quer morar nos melhores bairros de São Paulo sem deixar de lado a vida boêmia, a Vila Madalena é o local ideal. 

Quem mora na região é vizinho de bares tradicionais e de ótimas opções gastronômicas. Além disso, o bairro todo é muito charmoso, famoso por seus grafites e outras artes de rua – já ouviu falar do Beco do Batman? Então, é lá! – e também possui fácil acesso aos demais pontos da cidade. 

Melhores bairros de São Paulo na Zona Leste

A Zona Leste é uma das áreas mais extensas da cidade de São Paulo. A região abriga inúmeros bairros que possuem um custo-benefício interessante para quem deseja morar na capital paulista sem gastar muito.

O destaque da vez vai para dois dos bairros mais famosos da região: Tatuapé e Mooca.

Tatuapé

Tatuapé oferece uma ótima infraestrutura, conforto e diversas opções de serviços e lazer. A região pode ser acessada facilmente pela estação Tatuapé do metrô, que também dá acesso a dois shoppings. 

A vida noturna do bairro também é famosa na região, com uma boa variedade de bares e restaurantes. Por esses e tantos outros motivos Tatuapé está na lista dos melhores bairros de São Paulo para morar.

Mooca

Um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, Mooca é outro que merece destaque. A região teve uma forte influência italiana, o que tornou o local muito famoso por sua cena gastronômica. Além disso, a Mooca oferece boas opções de serviços e facilidades.

Melhores bairros para morar na Zona Sul

A Zona Sul de São Paulo é uma excelente região para quem busca segurança, áreas verdes e qualidade de vida. A mobilidade é facilitada por conta das linhas de transporte público, sem contar a presença do Aeroporto de Congonhas no “quintal de casa”. 

Vila Mariana

O bairro Vila Mariana é bastante elogiado por seus moradores. A fama de um dos melhores bairros de São Paulo não é à toa: o local une fácil acesso, arborização e tranquilidade.

O bairro também possui infraestrutura completa, com escolas, comércios, hospitais, centros culturais e diversos tipos de restaurantes. 

Moema

Na mesma linha que a Vila Mariana, Moema é um dos melhores bairros de São Paulo para morar por conta da sua segurança e tranquilidade. As ruas são muito arborizadas, planas e agradáveis, ideais para caminhadas e outros exercícios ao ar livre.

Melhores bairros de São Paulo para morar na Zona Norte

A Zona Norte é outra ótima região se você busca um melhor custo-benefício para morar em São Paulo. Além disso, os melhores bairros de São Paulo na Zona Norte também oferecem tranquilidade e facilidade na locomoção.

Parada Inglesa

A Parada Inglesa é um dos melhores bairros de São Paulo para morar na Zona Norte. A região é bem residencial e possui fácil acesso, graças à linha azul do metrô.

A região também se destaca pela diversidade de bares, restaurantes e padarias. Além disso, o bairro oferece opções gratuitas de lazer, como o Sesc Santana, além da proximidade com shoppings e outros tipos de comércio.

Santana

Santana é um dos bairros mais famosos da Zona Norte, muito por conta da sua forte rede de comércio – a Avenida Voluntários da Pátria é famosa na região por conta disso – e ampla infraestrutura de bares, restaurantes e lazer noturno. 

O bairro também conta com estação de metrô, o que facilita a mobilidade no dia a dia. Com tantos atributos, fica fácil de entender porquê Santana também é um dos melhores bairros de São Paulo para morar.

Se esse post te ajudou, não deixe de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap