[17:37] Hamilton Bertocco
Qual é o melhor financiamento de imóveis? Saiba como escolher

Financiar um imóvel é a solução mais prática para quem tem certa estabilidade financeira e quer ficar livre do aluguel. Mas, antes de escolher o melhor financiamento de imóveis para você, é preciso se planejar para a compra e contar com a experiência de uma empresa especializada no ramo para te assessorar em todo o processo.

O investimento não pode ser feito por impulso ou sem uma boa orientação. Por isso nesse post vamos explicar o que você precisa para fazer um bom negócio e escolher o tipo certo de financiamento para o seu bolso.

Como escolher o melhor financiamento de imóveis?

Existem alguns critérios que podem ajudar você a escolher o melhor financiamento de imóveis para o seu perfil. Veja algum deles para poder avaliar:

Confiança na instituição financeira

De nada adianta se planejar por anos se você não contar com uma instituição financeira confiável para comprar a tão sonhada casa própria. Isso faz toda a diferença na segurança e na agilidade da transação. Os profissionais estão habituados às particularidades do processo de compra de um imóvel e poderão indicar as melhores condições de financiamento de acordo com o que você quer e precisa.

Por isso, confira com cuidado o histórico do banco ou instituição financeira. Neste momento, é muito importante se planejar bem e escolher uma empresa de credibilidade no setor. Afinal, estamos falando de um financiamento imobiliário que pode durar cerca de trinta anos, e você não quer passar todo esse tempo tendo problemas com a operadora, não é mesmo?

Juros e demais taxas

A taxa de juros costuma ser a principal diferença entre o financiamento de uma instituição ou outra. Contar com uma empresa especializada para orientar a sua compra, do início ao fim, ajuda muito nessas horas, pois ela saberá indicar o melhor financiamento de imóveis para o seu perfil.

Para os imóveis residenciais, o valor da parcela do financiamento geralmente é composto pelos encargos básicos — a amortização da dívida e os juros — e encargos extras, como taxas de administração e seguros envolvidos no processo, como de morte, invalidez e danos à propriedade.

Prazos de pagamento

Refletir sobre o prazo de pagamento também é essencial antes de escolher o melhor financiamento imobiliário. Por se tratar de um período longo, você precisa se planejar muito bem para não correr o risco de endividamentos futuros.

Normalmente, as instituições financeiras oferecem prazos de pagamento entre 180 e 360 meses, ou seja, um período que varia de 15 a 30 anos. Mas é importante lembrar que, quanto maior for o prazo, mais caro será o valor total do financiamento, já que os juros são maiores em financiamentos mais longos.

Se tiver condições, um valor de entrada maior no financiamento também ajuda a diminuir o prazo de pagamento e, por consequência, os juros.

Quais os principais tipos de financiamento?

Para descobrir o melhor financiamento de imóveis para você, saber quais são os mais conhecidos e utilizados pode ajudar. Assim, é possível chegar a uma decisão de acordo com sua situação financeira. Veja os principais tipos de financiamento:

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

O SFH é uma das opções mais conhecidas para financiar um imóvel no Brasil. Ele costuma apresentar uma taxa mais baixa de juros anuais e permite utilizar o FGTS na transação. Veja as suas principais características:

  • a lei determina que a taxa de juros anuais não pode ultrapassar o percentual de 12%;
  • o FGTS pode ser utilizado na compra, desde que respeite as regras pré-estabelecidas;
  • o imóvel adquirido precisa ser obrigatoriamente residencial;
  • a propriedade deve ser o primeiro imóvel do comprador e precisa estar localizada na cidade em que ele reside ou trabalha;
  • o valor máximo do imóvel é de R$ 750 mil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal e de R$ 650 mil nos demais estados;
  • o prazo máximo do financiamento imobiliário é de 420 meses (35 anos);
  • o valor limite do financiamento pode ser de até 90% na tabela SAC (na qual as parcelas diminuem de valor gradativamente) e de até 80% na tabela Price (na qual as parcelas têm valor constante).

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

O financiamento é mais flexível com esse modelo, que segue as condições de mercado, mas sem subsídio ou incentivo do governo. É um investimento geralmente voltado para imóveis mais caros, podendo ser financiado até 100% do valor do imóvel. Veja as particularidades do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI):

  • a taxa de juros anuais pode ultrapassar os 12%, a depender da instituição financeira em questão;
  • o FGTS não pode ser utilizado na compra;
  • os imóveis adquiridos podem ser tanto residenciais quanto comerciais;
  • o valor total do imóvel é ilimitado;
  • a propriedade pode estar localizada em qualquer lugar do país e ela não precisa ser o primeiro imóvel do comprador;
  • o prazo máximo do financiamento imobiliário é de até 420 meses (35 anos) para um imóvel residencial e de até 120 meses (10 anos) para um imóvel comercial;
  • o valor limite do financiamento pode ser de até 100% em qualquer uma das tabelas, SAC ou Price.

Escolha entre as tabelas SAC e Price

As tabelas SAC e Price são sistemas de pagamento e formas de amortização de financiamento a longo prazo, pagas ao banco ou à construtora na hora de financiar o imóvel. São dois cálculos distintos, que determinam como você irá pagar o empréstimo.

Saiba a diferença entre elas:

Tabela SAC

Na Tabela SAC, as prestações do financiamento vão diminuindo de valor ao longo dos anos. Quem financia um imóvel nessa modalidade costuma se sentir mais tranquilo em relação ao próprio bolso, pois sabe que o valor das parcelas será cada vez menor.

Porém, já que no início do financiamento as parcelas são mais altas, isso exige um cuidado maior com o orçamento. A parte boa é que você vai ficando mais livre ao longo do contrato, podendo até mesmo se planejar para investimentos futuros.

Tabela Price

A diferença básica entre as tabelas SAC e Price é que, na Price, o valor das prestações do financiamento será sempre o mesmo. Se você escolher essa modalidade, precisa redobrar o cuidado com o orçamento, já que o valor a pagar será constante durante todo o prazo contratual.

Agora, você tem tudo o que precisa para definir o melhor financiamento de imóveis para a sua situação e pode fechar negócio com tranquilidade, rapidez e muito mais segurança.

Ainda está com dúvida? Você pode fazer uma simulação sem compromisso com a gente para tirar todas as suas dúvidas sobre qual é o melhor financiamento de imóveis para você!

Se você gostou desse texto, continue acompanhando nosso blog:

https://credihome.com.br/financiamento-imobiliario

2 comentários sobre “Qual é o melhor financiamento de imóveis? Saiba como escolher

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap