Aprenda como escolher o melhor banco para financiar imóvel

Na hora de realizar o sonho da casa própria, você precisa encontrar o melhor banco para financiar imóvel. Isso porque o pagamento do financiamento imobiliário será ao longo dos anos e sua relação com a instituição financeira vai durar muito tempo.

Para evitar dores de cabeça e ter prejuízos, você precisa considerar os aspectos e detalhes que envolvem a transação imobiliária, como as taxas de juros, prazo de concessão do crédito e critérios de avaliação. Quer saber como se preparar para a compra? Leia o post e evite erros!

Aspectos a serem analisados na hora de financiar imóvel

Comprar um imóvel é um momento emocionante para a vida de qualquer pessoa. Ela cria expectativas sobre sua moradia e esquece que precisa compreender os principais aspectos do financiamento imobiliário, um tipo de empréstimo concedido por algum banco. Veja os principais pontos a serem analisados para financiar imóvel!

Taxas de juros

O financiamento imobiliário é um empréstimo concedido pela instituição financeira, que deve ser devolvido em prestações, as quais vão ser acrescidas de juros e outras tarifas adicionais. Assim, o valor do financiamento é influenciado pela taxa de juros, deixando a dívida maior ou menor.

Quando a taxa de juros é menor, o sonho da casa própria fica mais perto, pois a quantidade e valor das parcelas diminui. Por isso, o ideal é que você compare os juros que cada banco apresenta, escolhendo a instituição que tenha os menores, para o perfil do comprador.

Hoje, o mercado conta com inúmeras instituições financeiras. Logo, se não encontrar um banco que queira negociar com o comprador, pode-se procurar outra, já que há múltiplas opções, com variadas taxas. O segredo é pesquisar!

Critérios de avaliação

Para disponibilizar um financiamento imobiliário, os bancos analisam certos critérios, como o perfil bancário, documentação entregue pelo comprador e possibilidade jurídica para assinar contrato.

Antes de fechar negócio, a instituição financeira tradicional pede uma lista de documentos para o futuro comprador, documentação pessoal, do imóvel e do vendedor, comprovantes de renda e certidões.

Em seguida, o banco pesquisa sobre a composição de renda do comprador e a capacidade financeira de arcar com as prestações mensais do financiamento. Passando por todos os critérios de avaliação e sendo a documentação devidamente aprovada, vê-se a possibilidade de assinatura de contrato, junto ao setor jurídico.

Prazo de concessão do crédito

O processo para realizar um financiamento imobiliário nos bancos tradicionais é longo, até porque são muitas etapas e documentos que precisam ser conferidos. Além disso, há uma fase para conferência das informações e cruzamento de dados.

Somente quando tem certeza da confiabilidade do cliente, a instituição financeira vai liberar o dinheiro solicitado para a compra do imóvel. Em média, todo esse processo pode demorar cerca de 40 dias!

O banco mais rápido atualmente é a Caixa Econômica Federal, responsável pelo maior número de financiamentos imobiliários no país. O tempo para aprovação do empréstimo é de cerca de 10 dias. Ao negociar com as instituições financeiras tradicionais, o cliente vai ter que esperar.

As fintechs de financiamento imobiliário

Para receber o valor do financiamento imobiliário mais rápido, é essencial contratar com as fintechs, empresas tecnológicas que apresentam produtos e serviços financeiros de modo digital, onde também negociam. Funcionam como uma startup.

As fintechs são modernas e inovadoras, assegurando ao cliente uma experiência única. Tudo o que o contratante precisa fazer é entrar em contato com a startup e aproveitar seus benefícios, já que o financiamento tem taxa de juros menor, em comparação aos juros de mercado.

Observe outras vantagens para quem investe nos empréstimos das fintechs e veja porque elas são as melhores opções para os clientes!

Destaque no mercado imobiliário

A tecnologia revolucionou nossa vida, principalmente nas comunicações, e vem impactando o mercado imobiliário. Por isso, as fintechs vêm se destacando, pois oferecem serviços financeiros descomplicados e diferenciados.

Já que as fintechs desburocratizam os processos de contratação de empréstimo, tornou-se interessante para negociação e investimentos. Isso comprova o quanto elas são confiáveis e reforça sua posição de melhor banco para financiar imóvel.

Outra razão para as fintechs se destacarem no mercado é a personalização do atendimento ao cliente, que gera uma experiência inovadora e cria uma conexão emocional relevante, no momento da contratação.

Otimização de tempo

A negociação com as fintechs são 100% online. Logo, há uma otimização de tempo, uma vez que o cliente não precisa perder tempo se deslocando até uma agência bancária, tampouco em ligações intermináveis com o banco, no telefone.

Como os serviços e produtos são digitais, podem ser acessados de qualquer lugar, de forma rápida e fácil, em seu smartphone ou computadores.

Além disso, é fato que os bancos tradicionais gastam muito tempo recebendo a documentação do cliente, analisando dados e cruzando dados. Como dito, a média de resposta ao cliente é de 40 dias.

Na fintech o processo é agilizado, com o envio dos documentos e retorno da aprovação online. Nesse caso, a assinatura do contrato também é digital, agilizando a concessão do financiamento e conquista de uma propriedade.

Redução de custos

As fintechs diminuem os custos dos clientes, tendo em vista que fazem suas transferências online e conseguem apresentar as menores taxas do mercado, garantindo melhores condições aos clientes.

Ademais, como se trata de uma plataforma online, os custos operacionais são reduzidos, já que há automatização dos processos e ganhos proporcionais por sua eficiência. Dessa forma, seus serviços são mais ágeis, econômicos e com menos chances de falharem.

Desburocratização do setor imobiliário

A utilização da tecnologia desburocratizou o setor imobiliário, ao agilizar as etapas da contratação do financiamento imobiliário. Com o mundo digital, a liberação de valores podem ocorrer em um tempo menor e a compra de um imóvel pode ser concretizada.

Diante disso, ao procurar o melhor banco para financiar um imóvel, escolha uma fintech. A CrediHome é uma das startups mais completa do mercado imobiliário, já que oferece taxa de juros a partir de 0,99% a.m., parcelando o valor emprestado em até 30 prestações e depositando o dinheiro na conta em poucos dias. Como o processo da CrediHome é totalmente online, a comparação de condições e acesso a ofertas podem ser feitos de modo digital. Portanto, invista nesta fintech e tenha ao seu lado uma empresa de confiança!

O que achou desse post? Se quer contar com o auxílio da equipe CrediHome, entre em contato conosco!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap