6 dicas para escolher o melhor bairro para morar em SP

Como escolher o melhor bairro para morar em SP? Em uma cidade tão grande, é normal se sentir confuso com tantas opções. Afinal, o local da residência influencia muito na felicidade e qualidade de vida dos seus moradores. 

Por isso, separamos 6 dicas para você escolher o melhor bairro para morar em SP. Continue lendo e saiba mais!

1. Observe as vias de acesso do bairro e o trânsito

Morar perto do trabalho é o sonho de muita gente. Isso porque cidades grandes como São Paulo costumam ter um trânsito caótico e congestionado, o que faz com que cada vez mais pessoas busquem escapar dele de uma forma ou de outra.

No entanto, caso não seja possível morar perto dos lugares mais frequentados – como trabalho, faculdade ou escola dos filhos – o ideal é analisar todos os acessos.

Tenha em mente as rotas a esses lugares, priorizando aquelas que tenham um fluxo de trânsito menor. Além disso, mesmo que você possua carro, é importante saber se existe transporte público no bairro, já que isso alivia o trânsito e se torna uma segunda opção em caso de necessidade. Por isso fique de olho se o bairro possui linhas de ônibus, metrô ou trem que servem o local.

2. Conheça a região antes de procurar um imóvel

Evite comprar um imóvel sem examinar a região que pretende morar. Muitas vezes, a pessoa escolhe o bairro devido à indicação de amigos ou parentes. Contudo, nem sempre o que é ideal para uma pessoa é bom para outra, já que as necessidades pessoais e familiares são individuais.

Por isso, pesquise sobre a região antes mesmo de cogitar morar nela, já que as características do bairro precisam se adequar ao seu perfil. Esta é uma forma também de pesar os lados positivos e negativos, diminuindo as chances de surpresas desagradáveis mais tarde.

Para fazer isso, aproveite a tecnologia, buscando pontos de referências existentes no bairro e o comércio nas redondezas.

3. Analise o comércio e a estrutura do bairro

Falando em comércio: para escolher o melhor bairro para morar em SP, é importante conhecer a infraestrutura do local, em especial o comércio. Observe a existência de serviços essenciais, como supermercados, escolas, farmácias, bancos, academias, feiras, serviços médicos, bares e restaurantes, lojinhas diversas, entre outros.

Analise também a proximidade desses comércios com a residência, já que isso facilita a rotina e pode ser um diferencial do bairro. Ao comprar uma casa nova, você quer ganhar comodidade e praticidade, não é mesmo? Caso tenha que se deslocar para resolver um problema, fica evidente que o bairro não é completo e faz com que você perca tempo no dia a dia.

Para vistoriar toda a estrutura do bairro, é preciso investigar a presença de rede de saneamento e esgoto, possibilidade de alagamento em épocas de chuvas, conservação de ruas e calçadas, bem como de espaços públicos, principalmente quanto à iluminação.

Por isso, faça algumas caminhadas pelo bairro, verificando se ele atende suas expectativas para melhor qualidade de vida.

4. Estabeleça o que sua família quer

Todas as famílias querem viver bem. Entretanto, cada uma tem uma definição do que é viver bem de fato. Por isso, o primeiro passo é delimitar quais são as necessidades e prioridades da sua família, que podem variar entre segurança, infraestrutura, comodidade etc.

Essas necessidades podem mudar de acordo com a quantidade de filhos, precisando de imóveis com grande quantidade de cômodos, talvez de tamanhos maiores, e de uma região com escolas ou faculdades. Por outro lado, se buscarem tranquilidade, bairros somente residenciais ou condomínios fechados são ótimas opções.

O objetivo é entender o que realmente importa e que não dá para abrir mão. O melhor bairro para morar em SP vai ser o que atender a todas as prioridades dos membros da família.

5. Esteja atento à vizinhança

Uma boa convivência com os vizinhos é primordial para quem deseja manter seu bem estar e ter qualidade de vida. Por isso, visitar e conhecer a vizinhança é essencial. Apenas desse jeito vai ser possível saber se todos são amigáveis, e perceber qual é o comportamento dos outros moradores. É, também, uma oportunidade de procurar informações e indicações sobre o bairro.

Além disso, é importante examinar as regras da comunidade e os horários do bairro, bem como o movimento das ruas e a distância da moradia aos serviços essenciais. É assim que você vai saber se o perfil do bairro combina com você. Pessoas que prezam pelo silêncio não aguentariam viver perto de outras que fazem festas todos os dias — e vice-versa.

6. Valorize a segurança

Hoje em dia, segurança é um dos fatores principais na hora de escolher o melhor bairro para morar em SP. Para encontrar um bairro seguro, é importante analisar as taxas de criminalidade e pequenos delitos do local, podendo estudar até os mapeamentos da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Você também pode conversar com moradores e comerciantes antigos do lugar, para questionar sobre a ocorrência de crimes, se há rede de vizinhos protegidos ou alguma medida adotada para aumentar a segurança.

Antes de mudar, ande pelas ruas para verificar a iluminação, o policiamento e movimento, olhando se existem muitas residências vazias ou abandonadas. Pesquisar na internet também ajuda a esclarecer sobre a violência do local.

Caso sua família esteja procurando morar com ainda mais segurança, considere investir em condomínios fechados ou que possuam porteiros e vigilantes. 

E agora? Como escolher o melhor bairro para morar em SP?

Como você pôde perceber, escolher o melhor bairro para morar em SP depende das suas necessidades e prioridades familiares. Por isso, ao escolher a região que vai viver, analise o seu perfil e o da sua família, assim como sua localização e proximidade aos pontos que mais precisa ir. É fundamental conhecer a estrutura do local, valorizando a segurança e o bem estar de todas as pessoas que vão viver ali.

Esperamos que você tenha gostado desse post. Fique de olho em mais conteúdos que podem ajudar você:

https://credihome.com.br/financiamento-imobiliario

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Close Bitnami banner
Bitnami