Entenda quais vantagens de ter um imóvel como investimento!

Ter um imóvel como investimento se tornou a melhor opção para qualquer pessoa. Quer sejam residenciais ou comerciais, terrenos ou apartamentos, esse modo de investir é o mais tradicional, afinal, os grandes investidores têm parte de seu dinheiro aplicado em propriedades.

Isso porque esse tipo de investimento é bastante viável, de longo prazo e com a garantia de oferecer várias vantagens para você. Contudo, é necessário fazer um bom planejamento para empregar os seus recursos da forma correta.

Pensando nisso, fizemos este post para ajudar você a entender sobre as vantagens de investir em imóveis e as melhores formas de fazer o seu investimento. Continue a leitura e confira!

Quais são as vantagens de investir em imóveis?

Um imóvel é um bom investimento porque tem ótimas taxas de retorno, é lucrativo e apresenta algumas vantagens fiscais. Além disso, podemos listar outros benefícios. Veja quais são eles, a seguir!

Renda extra

Ter um imóvel permite que você conte com uma renda extra, sem grandes esforços — é quase como receber um salário, sem precisar de um emprego. Esse é o melhor modo de fazer o seu dinheiro trabalhar por você.

Normalmente, quem adquire um imóvel utiliza o bem para locação. Entretanto, é importante ressaltar que essa prática somente trará vantagens se o mercado imobiliário e o contexto econômico do país estejam propícios a isso.

Para que um imóvel seja rentável, faça um cálculo para ver quanto do valor da propriedade é possível receber em aluguéis. O retorno ideal deve variar de 0,5 a 1%. Todavia, nem sempre é possível alcançar esse valor. Por isso, tome cuidado.

Potencial de valorização

Quem deseja comprar um imóvel com o interesse de revendê-lo, precisa entender os riscos que essa operação possui — em especial, em relação à possibilidade de desvalorização. Contudo, certos fatores contribuem para melhorar o potencial de valorização: o mercado aquecido e a região valorizada.

Com o aumento populacional e o déficit habitacional no Brasil, há crescente demanda por imóveis. Já que a procura por moradia vem aumentando, os imóveis existentes são valorizados, pois as empreiteiras não conseguem construir a quantidade de moradias para atender a todos os interessados.

Dessa forma, quando decidir vender o seu imóvel, observe o mercado para sentir qual é o melhor momento para negociá-lo. Caso precise, procure por um corretor de imóveis, apto a lhe instruir sobre o processo de venda.

Segurança

É fato que investir em um imóvel é mais seguro, pois, mesmo em meio à crise, há demanda por moradias. Ademais, tal aplicação é menos volúvel que o mercado financeiro, o qual trabalha com dois extremos: investir pouco e ganhar pouco, sem riscos; ou investir muito, torcer para não perder tudo e faturar alto.

Ter imóveis é saber que o seu patrimônio não vai ser desvalorizado. Isso porque, mesmo quando o mercado estiver desacelerado, o valor da propriedade permanece igual ao de quando foi comprado, sendo vantajoso negociá-lo em processos de compra e venda.

Benefícios fiscais

Outra vantagem de ter imóveis como investimento é conseguir inúmeros benefícios fiscais, os quais incidem sobre a propriedade. Dentre eles, podemos citar: seguros, juros de hipoteca, impostos sobre imóvel, fluxo de caixa e depreciação.

Assim, os custos para manter esse investimento são menores, diante das aplicações do mercado financeiro.

Quais são as melhores formas de investir em imóveis?

Ao decidir investir em imóveis, surge a dúvida de como fazer isso. Há algumas opções interessantes para quem quer aumentar o seu patrimônio. Entenda, a seguir!

Imóvel usado

A maioria das pessoas procuram por imóveis novos para morar. No entanto, sabendo procurar, é possível encontrar ótimos imóveis usados em bom estado de conservação. Talvez seja preciso investir em algumas reformas para torná-lo apto para as negociações no mercado imobiliário.

Você ainda pode se beneficiar da valorização desse tipo de propriedade após as melhorias. O segredo é analisar o local e as possibilidades reais de lucro diante do valor empregado. Nesse caso, escolha um imóvel, lapide-o e venda-o por um preço superior. Vai valer muito a pena!

Imóvel na planta

Investir em novos empreendimentos, quando as construtoras ofertam uma propriedade em fase inicial da obra e com valores mais acessíveis, também é uma opção a ser considerada.

Grande parte dos investidores adquirem imóveis na planta para revendê-los por um valor superior quando estiverem construídos, prontos para serem ocupados. Porém, você também pode negociá-los antes de as obras terminarem.

Para essa prática, é preciso tomar certos cuidados! Escolha uma construtora confiável, para não haver atrasos nas obras ou outros problemas, e pondere sobre o potencial de retorno do investimento.

Imóvel comercial

Uma grande tendência do mercado imobiliário é a construção de imóveis comerciais, uma vez que as cidades estão crescendo, precisando de lojas, supermercados, escolas e shoppings, dentre outros estabelecimentos.

Devido a essa necessidade, os imóveis comerciais se tornaram excelentes opções de investimento. O negócio pode ser ainda melhor se ele for adquirido em momentos de crise, pois o seu valor de mercado cai.

Cabe enfatizar que alguns cuidados devem ser tomados. Para não ter prejuízos, dedique-se aos segmentos de empresas e indústrias que resistem aos períodos de crise, pois prestam serviços essenciais — como padarias e supermercados.

Financiamento

O financiamento também é uma maneira de fazer um investimento. Ele é ideal para quem tem pressa de obter um imóvel, em especial para morar — mas também pode ser utilizado em outras situações.

A fim de facilitar esse financiamento, pode ser empregado o valor depositado na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas negociações. Após o seu uso, você deve considerar o valor restante do imóvel, que será parcelado.

Pondere se a quantia parcelada cabe no seu orçamento. Para não ter prejuízo, pesquise sobre as taxas de juros que cada banco ou instituição financeira apresenta, escolhendo a opção que melhor lhe atenda.

Como vimos, ter um imóvel como investimento é uma alternativa maravilhosa para você aplicar os seus recursos financeiros, por ser seguro e proteger o valor investido. Para iniciar esse investimento, você deve tomar cuidado com as ofertas apresentadas e realizar um bom planejamento. Nesse caso, recomendamos que conte com uma assessoria voltada à aquisição de imóveis — igual a prestada pela CrediHome.

Este post foi útil para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais, para ajudar a manter os seus amigos informados!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Close Bitnami banner
Bitnami