Como o home equity pode ser uma solução para as despesas médicas

Todo mundo vive situações inesperadas na vida que fogem do nosso controle, inclusive o financeiro. Um ente querido que precisou passar por um tratamento e não tem plano de saúde para arcar com as despesas médicas, por exemplo. Como lidar com esse tipo de situação?

Sabemos que os custos de um tratamento médico ou de uma cirurgia podem ser bem altos no Brasil, e nem sempre é possível contar com os serviços do sistema de saúde público. As despesas médicas então batem à porta e você fica sem saber o que fazer.

Saiba que existe uma modalidade de empréstimo com garantia que pode te ajudar a arcar com os gastos relacionados à saúde. 

O home equity, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, possui a menor taxa de juros em comparação com outras categorias de crédito e pode ser a solução para as despesas médicas.

A seguir, detalhamos melhor o que é home equity e como utilizá-lo para os gastos com saúde. Confira!

O que é home equity?

Para quem está em busca de empréstimo para pagar despesas médicas, saiba que o home equity é uma excelente opção. Esse é um tipo de empréstimo em que um imóvel (comercial ou residencial) é dado à instituição financeira para assegurar o pagamento da dívida. 

O home equity é entendido como um tipo de empréstimo facilitado, já que você está dando um bem em garantia ao banco para evitar possíveis prejuízos com um adimplemento. Em troca, você tem direito a taxas reduzidas que facilitam muito o pagamento do crédito.

A propriedade que será dada em garantia pode ser sua ou de outra pessoa, como um fiador. As únicas exigências é que ela deve estar quitada, sem pendências na documentação e não seja fruto de penhoras, discussões judiciais ou outros impedimentos.

Como funciona o home equity?

A instituição financeira de sua preferência recebe o imóvel em garantia para conceder o valor do empréstimo, tornando-se dona temporária da propriedade, até que o crédito seja completamente quitado. 

Dessa forma, é feito o processo de alienação fiduciária, que nada mais é do que a transferência do bem ao banco por meio de um contrato. 

Em relação ao processo de aprovação do home equity, são basicamente quatro etapas básicas da solicitação até a liberação do crédito financeiro:

  • análise de crédito, análise jurídica da documentação;
  • análise das condições do imóvel;
  • emissão e assinatura do contrato.

É importante que você saiba que, apesar do home equity ser um empréstimo facilitado, a instituição financeira tem o direito de reaver o imóvel caso você deixe de pagar as parcelas em dia. Por isso, é importante se organizar antes de contratar o empréstimo.

Por que utilizar o home equity nas despesas médicas?

Existem inúmeras vantagens de se utilizar o home equity para pagar as despesas médicas. Em primeiro lugar, esse é um empréstimo com taxas de juros mais vantajosas que outras modalidades de crédito, já que você vai oferecer um imóvel ao banco como garantia.

Há linhas a partir de 0,60% ao mês mais IPCA ou prefixadas de 0,78% ao mês, por exemplo. A efeito de comparação, o empréstimo pessoal – tipo mais comum no Brasil – possui taxas que giram em torno de 7% ao mês.

Valores altos de crédito 

Além de possuir as melhores taxas, o home equity é uma excelente modalidade para quem possui despesas médicas altas a pagar. 

O empréstimo com garantia de imóvel garante um valor máximo de concessão de crédito que chega a 60% do valor do imóvel.

Prazos maiores de pagamento

O home equity também proporciona prazos amplos para pagamento, muito superiores às modalidades tradicionais de empréstimo. Esse prazo pode chegar a 180 meses (15 anos), enquanto no empréstimo pessoal o prazo dura em média 5 anos.

Dessa forma, você não aperta tanto o seu orçamento e evita comprometer outros gastos enquanto paga as despesas médicas, já que as parcelas de pagamento do empréstimo com garantia de imóvel serão menores. É uma forma mais segura e tranquila de arcar com a dívida.

Você deve ter percebido que o home equity é um crédito financeiro com inúmeras vantagens, sendo uma excelente opção para ajudar você em um momento de despesas médicas. E, se precisar de uma consultoria especializada sobre o assunto, pode contar com a gente!

Se esse texto te ajudou, não deixe de conferir outros conteúdos que temos postado por aqui:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap