Seu filho vai fazer intercâmbio? Saiba como o home equity te auxilia

Aprender uma nova língua é um passo importante no enriquecimento do aprendizado para muitos jovens, e muitas escolas de idioma tem a opção de fazer intercâmbio para que os alunos coloquem o novo vocabulário em prática. Para arcar com o valor desse investimento, muitos pais podem buscar por um empréstimo. Mas qual o mais adequado para arcar com os gastos de fazer um intercâmbio?

O home equity, ou empréstimo com garantia de imóvel, é uma ótima opção para isso, já que fazer intercâmbio para fora do país envolve muitos gastos. Saiba o porquê a seguir:

O orçamento

Não apenas as passagens aéreas devem ser consideradas ao fazer intercâmbio. Essa viagem pede mais investimentos e alguns dos itens a serem considerados no orçamento são:

  • Câmbio;
  • Hospedagem;
  • Seguro viagem, 
  • Alimentação, 
  • Visto
  • Contratação de cursos. 

Somados, os gastos podem ultrapassar os R$ 10 mil. Um investimento e tanto, que pode ser maior dependendo do tempo que durar a viagem.

É aí que entra o empréstimo com garantia de imovel. Com ele, você consegue acelerar o sonho do seu filho e ainda tem condições mais atrativas de pagamento. A seguir, detalhamos melhor o que é home equity, como utilizá-lo e quais as vantagens da modalidade.

O que é home equity?

O home equity é um tipo de empréstimo muito usado em países como os Estados Unidos, que está se popularizando agora no Brasil. Nele, você pode pedir um empréstimo ao banco dando como garantia um imóvel comercial ou residencial que assegure o pagamento do parcelamento. Devido a essa garantia de retorno, o banco cede um valor mais alto que em modalidades convencionais.

Além disso, o home equity é entendido como um tipo de empréstimo facilitado, já que você está dando um bem em garantia ao credor para evitar possíveis prejuízos com um adimplemento. Em troca, você tem acesso a taxas reduzidas, facilitando o pagamento do crédito.

A propriedade que será dada em garantia pode ser sua ou de outra pessoa, como um fiador. As únicas exigências é que ela deve estar quitada, sem pendências na documentação e não ser fruto de penhoras, discussões judiciais ou outros impedimentos.

Como funciona o home equity?

O credor recebe o imóvel em garantia para conceder o valor do empréstimo e se torna dono temporário da propriedade, até que o empréstimo seja devidamente quitado. 

Dessa forma, é feito o processo de alienação fiduciária, que nada mais é do que a transferência do bem ao credor por meio de um contrato entre a instituição financeira e o contratante.

É importante que você saiba que, apesar de ser um empréstimo facilitado, caso você deixe de pagar as parcelas em dia, a instituição financeira tem o direito de reaver o imóvel, assim como vendê-lo para outra pessoa. 

Por isso, procure se organizar e fazer um bom planejamento financeiro antes de contratar o empréstimo.

Por que utilizar o home equity para fazer intercâmbio

Uma das principais vantagens do home equity é que essa modalidade não exige uma destinação específica na utilização do crédito. Ou seja, você consegue usar o dinheiro para quitar dívidas, comprar mais um imóvel, reformar a residência ou, claro, pagar a viagem do seu filho que quer fazer intercâmbio.

Existem outras vantagens que tornam o home equity uma excelente opção para arcar com os gastos de se fazer intercâmbio.

Taxas atrativas

As taxas do home equity são baixas, inclusive menores que outros empréstimos mais comuns, como o pessoal. Há linhas a partir de 0,60% ao mês mais IPCA ou prefixadas de 0,78% ao mês, por exemplo.

Melhores prazos de pagamento

Normalmente, as instituições financeiras oferecem a possibilidade de longos prazos para pagar pelo empréstimo. Normalmente, os prazos podem alcançar até 240 meses.

Então, pode ser uma chance de não apertar tanto o orçamento e não comprometer outros gastos enquanto o seu filho está viajando, já que as parcelas de pagamento do empréstimo são menores.

Valores altos de crédito

Graças à garantia dada ao banco, a instituição financeira vai se sentir mais “à vontade” para oferecer um alto valor de crédito à você. Por isso, nessa modalidade de empréstimo, o valor máximo de concessão chega a 60% do valor do imóvel.

O home equity, portanto, é uma opção interessante para realizar o sonho do seu filho que quer fazer intercâmbio, já que os valores totais da viagem costumam ser bem altos.

Agora que você já sabe o que é home equity e as principais vantagens de utilizá-lo para fazer intercâmbio, com certeza você se sente mais seguro para contratar o empréstimo. Conte sempre com a Credihome para te auxiliar nesse processo!

Se esse texto te ajudou, não deixe de conferir outros conteúdos que temos postado por aqui:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap