Como conseguir empréstimo com nome negativado? Veja aqui!

Apesar do grande número de famílias endividadas no Brasil, conseguir empréstimo com nome negativado é um desafio. Os bancos dificultam a liberação do crédito justamente por entenderem que a pessoa não tem capacidade de pagamento.

Contudo, se você está nessa situação, não fique desanimado. É possível conseguir empréstimo com nome negativado. Apesar de ser oferecida por poucas instituições, essa modalidade de empréstimo contempla pessoas com restrições no CPF e as auxilia a organizarem sua vida financeira.

Ficou interessado no assunto? Acompanhe nosso post e veja como conseguir empréstimo com nome negativado.

 O que significa “estar negativado”?

Ter o nome negativado ou “sujo na praça” significa que a pessoa está inadimplente devido ao endividamento e excesso de dívidas atrasadas e, por isso, seu CPF foi incluído no sistema dos órgãos de proteção ao crédito.

Tal inclusão impede ou dificulta que você consiga crédito no mercado, pois os bancos costumam consultá-la ao analisar o pedido de empréstimo. Qualquer dívida pode criar restrições em seu nome, como conta de luz, água, cartão de crédito, financiamentos, entre outros.

Conforme citamos, os bancos dificultam o processo se você deseja empréstimo com nome negativado, pois avaliam que isso pode aumentar o endividamento. Para mudar essa situação, é importante que você busque negociar suas contas para entrar nos cadastros de bons pagadores.

Como saber se meu nome está sujo?

Para saber se o seu nome está negativado, você deve fazer buscas em órgãos de proteção ao crédito ou utilizar ferramentas que computam seu grau de confiabilidade para o mercado financeiro. 

Os órgãos de proteção ao crédito mais famosos são o SPC e o Serasa. Antes de pedir um empréstimo, recomendamos que você consulte se possui dívidas em seu nome nessas duas plataformas.

Consulta no SPC e Serasa

Para consultar se o seu nome está negativado ou não, basta realizar um cadastro no site do Serasa e acessar a página do consumidor. Essa consulta é gratuita. 

No caso do SPC, você precisa escolher o tipo de consulta a ser realizada, pagar a taxa de R$ 16,90 pela pesquisa e ver seus dados.

Caso prefira, o acesso pode ser feito de modo presencial em cada órgão, mediante apresentação da carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço. 

Antes de tentar um empréstimo com nome negativado, é altamente recomendado que você tente negociar no próprio SPC ou Serasa as dívidas que estão em aberto. Assim, aumentam as suas chances de ter o crédito liberado nas instituições financeiras.

Consulta do Score

Um recurso que você verá com frequência ao consultar possíveis dívidas em órgãos de proteção ao crédito é o Score. O Score é um tipo de pontuação, que vai de 0 a 1.000, referente aos seus hábitos financeiros. 

Ele analisa a capacidade de pagamento, histórico de crédito e renda mensal dos consumidores, com o objetivo de conferir pontos. Ele funciona assim:

  • 0 a 200 pontos, o cliente tem risco muito alto de inadimplência;
  • 201 a 400 pontos, o risco de inadimplência é alto;
  • 401 a 700 pontos, risco médio de inadimplência;
  • 701 a 900, o risco de inadimplência é baixo;
  • 901 a 1.000 apresenta muito baixo risco de inadimplência.

Quanto maior a pontuação, mais chances de seu pedido de empréstimo ser aceito. De modo contrário, se a pontuação estiver baixa, menores são as possibilidades de ter o crédito liberado. 

Como funciona o empréstimo com nome negativado?

Se você deseja um empréstimo com nome negativado, saiba que as taxas de juros são maiores que as dos empréstimos convencionais, uma vez que a instituição financeira também corre risco nessa transação – afinal, os riscos de inadimplência são maiores.

Nesses casos, apresentar um imóvel quitado como garantia pelo valor solicitado é uma boa ideia. Essa modalidade de empréstimo, também conhecida como home equity, é uma boa opção para quem deseja um empréstimo com nome negativado. 

Nessa modalidade, você apresenta um imóvel quitado e em seu nome à instituição financeira para assegurar o pagamento das parcelas do empréstimo. Com o home equity, é possível conseguir dinheiro com taxas de juros muito mais baixas que outras modalidades de crédito. 

Outro benefício do home equity é a possibilidade de usar o empréstimo para qualquer finalidade. Essa modalidade também pode ser contratada por pessoa física ou jurídica, desde que tenha um imóvel quitado no nome ou razão social.

Com a Credihome, você tem as melhores condições para um home equity de sucesso. Faça aqui uma simulação de crédito com garantia imobiliária!

Quais cuidados devem ser tomados?

Ao procurar por empréstimo com nome negativado, tenha cautela para não cair em apertos. Propostas de empresas que prometem crédito sem consulta devem ser analisadas com atenção. Veja outros 3 cuidados que precisam ser tomados!

1. Observe a taxa de juros

Como dito, as taxas de juros do empréstimo com nome negativado costumam ser altas. É necessário calcular quanto de fato você está pagando. Pode ser que você acabe pagando o dobro do valor do crédito. 

Nesse caso, analise a necessidade de realizar o empréstimo e se suas demais condições valem a pena.

2. Conheça a reputação da instituição financeira

Há diversos anúncios na internet de empresas oferecendo a possibilidade de empréstimo com nome negativado. Elas são confiáveis? Para tirar essa dúvida, quando se deparar com uma instituição, procure pelo seu número do CNPJ e pesquise se ela tem autorização do Banco Central.

Navegue pelo site e leia todas as informações, como as páginas “Quem somos” e “Política de privacidade”. Se tiver erros ortográficos, desconfie da credibilidade da empresa. Outra dica é ler o que as pessoas falam dela na Internet.

Suspeite de instituições que oferecem taxas de juros abaixo da média do mercado e, em caso de dúvida, não assine contrato.

3. Não confie em empresas que pedem depósito

É comum ouvirmos que têm empresas pedindo para o cliente depositar um determinado valor para conceder o empréstimo. Se você se deparar com essa situação, não faça nenhum depósito e denuncie o site por fraude.

Apesar do acesso ao empréstimo ser dificultado para quem está inadimplente, é evidente que o empréstimo com nome negativado é possível – e você pode contar com home equity para isso. 

No entanto, o mais recomendado é que você busque solucionar as suas dívidas antes de pedir um empréstimo ou financiamento. Assim, as suas chances de sucesso são maiores.

Se esse post te ajudou, não deixe de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap