Como declarar o financiamento habitacional no imposto de renda 2021

Como declarar o financiamento habitacional no imposto de renda?
Se você financiou um imóvel no último ano, chegou a hora de aprender como declarar o financiamento habitacional no imposto de renda. Este passo serve para comprovar que a aquisição do bem obedeceu aos trâmites legais.
Como o processo gera muitas dúvidas sobre o tipo de informação que precisa ser fornecida, elaboramos esse post para que você compreenda, na íntegra, o que levar em consideração na hora de prestar contas ao leão.
Quem deve declarar o imposto de renda?
Antes de tudo, é importante saber se você se enquadra entre as pessoas físicas que precisam declarar o Imposto de Renda. Os critérios da Receita Federal para a Declaração 2021 são:
– Ter recebido mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis (salários, aluguéis, pensão, INSS, etc);
– Ter recebido mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos e não tributáveis ou tributáveis na fonte (herança, indenização trabalhista, loterias, 13º salário, etc);
– Possuir bens com valor total maior que R$ 300 mil (além de seu imóvel, aqui também pode entrar seu carro ou outro bem de alto valor);
Passo a passo para declarar o financiamento imobiliário no Imposto de Renda:
1. Vá até a aba “Bens e Direitos” do formulário da Receita Federal;
2. Escolha o código do bem referente ao seu financiamento. Use o código 11 para apartamento ou 12 para casa;
3. No campo “Discriminação” descreva as informações do financiamento, como:
- a forma de pagamento;
- o valor pago na entrada;
- quanto você usou do seu FGTS (se for o caso);
- o valor financiado;
- número de parcelas;
- linha de crédito;
- o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis);
- os valores correspondentes aos juros do financiamento;
- a taxa de corretagem da negociação.
São informações importantes para assegurar à receita que a sua compra seguiu todas as regras!
Lembre-se: O financiamento não deve ser lançado como uma dívida no Imposto de Renda, por isso é importante discriminar o que já foi pago e o que está parcelado.
4. Separe os valores já pagos do financiamento na declaração para indicar o somatório quitado naquele ano. Dessa forma, no ano seguinte você só precisará fazer as atualizações sobre o financiamento imobiliário, indicando as parcelas pagas no ano em questão.
Evite um erro comum: saiba o valor de imóvel que deve ser declarado
Se a declaração do Imposto de Renda é anual, a Receita Federal deseja saber o que você gastou efetivamente naquele período, independente do tempo de financiamento. O certo, portanto, é declarar o valor pago até 31 de dezembro do ano anterior.
Por não se atentarem a essa informação, muitos contribuintes cometem o erro de declarar o valor total do financiamento imobiliário. Atenção a este detalhe para você não cometer este erro, comum em muitas declarações de financiamento imobiliário.
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E nossa conversa não para por aí! Se essa leitura foi útil para você, pode ser que esses posts te ajudem também:
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