Como declarar o financiamento habitacional no imposto de renda 2021

Como declarar o financiamento habitacional no imposto de renda?

Se você financiou um imóvel no último ano, chegou a hora de aprender como declarar o financiamento habitacional no imposto de renda. Este passo serve para comprovar que a aquisição do bem obedeceu aos trâmites legais. 

Como o processo gera muitas dúvidas sobre o tipo de informação que precisa ser fornecida, elaboramos esse post para que você compreenda, na íntegra, o que levar em consideração na hora de prestar contas ao leão. 

Quem deve declarar o imposto de renda?

Antes de tudo, é importante saber se você se enquadra entre as pessoas físicas que precisam declarar o Imposto de Renda. Os critérios da Receita Federal para a Declaração 2021 são:

– Ter recebido mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis (salários, aluguéis, pensão, INSS, etc);

– Ter recebido mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos e não tributáveis ou tributáveis na fonte (herança, indenização trabalhista, loterias, 13º salário, etc);

– Possuir bens com valor total maior que R$ 300 mil (além de seu imóvel, aqui também pode entrar seu carro ou outro bem de alto valor);

Passo a passo para declarar o financiamento imobiliário no Imposto de Renda:

1. Vá até a aba “Bens e Direitos” do formulário da Receita Federal;

2. Escolha o código do bem referente ao seu financiamento. Use o código 11 para apartamento ou 12 para casa;

3. No campo “Discriminação” descreva as informações do financiamento, como:

  • a forma de pagamento;
  • o valor pago na entrada;
  •  quanto você usou do seu FGTS (se for o caso);
  •  o valor financiado;
  •  número de parcelas;
  •  linha de crédito;
  •  o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis);
  • os valores correspondentes aos juros do financiamento;
  • a taxa de corretagem da negociação.

São informações importantes para assegurar à receita que a sua compra seguiu todas as regras!

Lembre-se: O financiamento não deve ser lançado como uma dívida no Imposto de Renda, por isso é importante discriminar o que já foi pago e o que está parcelado.

4. Separe os valores já pagos do financiamento na declaração para indicar o somatório quitado naquele ano. Dessa forma, no ano seguinte você só precisará fazer as atualizações sobre o financiamento imobiliário, indicando as parcelas pagas no ano em questão.

Evite um erro comum: saiba o valor de imóvel que deve ser declarado

Se a declaração do Imposto de Renda é anual, a Receita Federal deseja saber o que você gastou efetivamente naquele período, independente do tempo de financiamento. O certo, portanto, é declarar o valor pago até 31 de dezembro do ano anterior.
Por não se atentarem a essa informação, muitos contribuintes cometem o erro de declarar o valor total do financiamento imobiliário. Atenção a este detalhe para você não cometer este erro, comum em muitas declarações de financiamento imobiliário.

Conte com nossa ajuda

Nós, na CrediHome, entendemos todos os desafios que envolvem a compra e financiamento imobiliário. Estamos aqui para te ajudar e desejamos sucesso com o imóvel que você já adquiriu.
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E nossa conversa não para por aí! Se essa leitura foi útil para você, pode ser que esses posts te ajudem também:

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