Saiba como usar o home equity para obter crédito financeiro

Também conhecido como crédito com garantia imobiliária, o home equity pode ser a solução ideal para você manter as contas em dia ou fazer investimentos como uma viagem, reforma na casa ou estudos. A utilização de um crédito financeiro pode ajudar nessa situação.

Contar com o home equity é uma forma de realizar sonhos ou reorganizar a vida financeira. As condições desse tipo de empréstimo são facilitadas e permitem que você capitalize sem precisar lidar com processos burocráticos.

Quer entender como funciona o crédito financeiro com garantia de imóvel? Continue a leitura e veja por que vale a pena investir no home equity!

Como funciona o home equity?

O crédito financeiro pode ser utilizado para o que você quiser, como para quitar dívidas pré-existentes, investir em um segundo imóvel, abrir um negócio ou mesmo se reestruturar no mercado. Ou seja, é um crédito para fins pessoais ou profissionais de qualquer tipo.

Funciona assim: você oferece a sua propriedade como garantia na obtenção do crédito, deixando o bem alienado ao banco. Porém, isso não significa que a posse do imóvel não será mais sua. Apenas quer dizer que o banco terá a posse indireta do imóvel, isto é, você continua desfrutando normalmente do seu patrimônio.

No entanto, caso o pagamento não seja honrado, a propriedade poderá ir a leilão. Por isso, organização e planejamento financeiro são pontos chave para quem pretende optar por esse tipo de crédito financeiro. Afinal, é preciso ter certeza de que as parcelas caberão no seu orçamento para não ter problemas no futuro. Desse modo, assim que a dívida é quitada, o cliente retoma a posse integral da propriedade.

Para dar entrada no processo, é necessário que o imóvel esteja no nome do solicitante, além de estar devidamente quitado e livre de pendências jurídicas. Apesar de não ser uma modalidade tão comum quanto os empréstimos pessoais, os benefícios são diversos — como a taxa de juros, que está entre as mais baixas do mercado financeiro. É por isso que o home equity tem atraído tanta gente nos últimos anos.

Outra vantagem é que o valor do crédito disponível também costuma ser mais elevado. Isso é crucial principalmente para gestores e empreendedores que precisam de capital de giro para garantir a sobrevivência e a saúde do negócio, fazendo o estabelecimento prosperar.

Quais são as vantagens desse tipo de crédito financeiro?

Agora que você já sabe como funciona o home equity, vamos aos benefícios dessa modalidade que está à frente dos empréstimos convencionais em vários quesitos.

Taxas de juros mais baixas

O empréstimo bancário mais comum no Brasil, o empréstimo pessoal, é também o responsável por boa parte da taxa de inadimplência no país. Isso pode ser explicado pelas taxas de juro altíssimas da modalidade, que giram em torno de 7% ao mês e 84% ao ano. Absurdo, não? O grande diferencial do home equity é justamente a taxa de juros, que se mantém entre as mais competitivas do mercado.

Para se ter uma ideia, os juros do home equity estão em média 0,74% ao mês, ou seja, uma diferença mais do que significativa e que pode representar o fôlego que você precisa nesse momento. Como dissemos, a oferta do crédito financeiro também é consideravelmente maior, podendo chegar até 50% do valor do imóvel utilizado como garantia.

Parcelas menores e fixas

A amortização da dívida, que é a forma como as parcelas serão quitadas, geralmente é feita com base na Tabela Price. Dessa maneira, o valor das prestações se mantém constante, de modo que você não precise desembolsar uma grande quantia de uma vez só para arcar com as parcelas iniciais do contrato.

Isso também é algo imprescindível do ponto de vista do seu planejamento financeiro. Afinal, com as parcelas fixas, fica mais fácil se organizar e até mesmo pensar em investimentos futuros. Sem falar na tranquilidade de saber que aquele valor caberá no seu bolso e que sua propriedade estará livre de riscos.

Prazo de pagamento maior

Além de oferecer crédito alto com taxas de juros baixíssimas, o home equity proporciona prazos amplos para pagamento, também muito superiores às modalidades tradicionais de empréstimo. Esse prazo depende das condições de cada instituição financeira, mas pode chegar a 180 meses (15 anos). É quase um prazo de financiamento imobiliário! Já no empréstimo pessoal, por sua vez, o prazo dura em média 5 anos. 

Por isso, se você tem um imóvel em seu nome e está buscando meios para prosperar pessoalmente ou profissionalmente, essa pode ser a solução mais compatível com o seu perfil. O procedimento é simples, rápido e não envolve trâmites burocráticos. 

São basicamente quatro etapas básicas da solicitação até a liberação do crédito financeiro:

  • análise de crédito, análise jurídica da documentação;
  • análise das condições do imóvel;
  • emissão e assinatura do contrato.

Como você pôde perceber, o home equity é um crédito financeiro com inúmeras vantagens, sendo uma excelente opção para ajudar você em um momento de aperto financeiro ou para usar o dinheiro como quiser. Afinal, o empréstimo com garantia de imóvel é sinônimo de liberdade!

No entanto, é importante contar com uma empresa especializada para realizar a transação com segurança e legitimidade e poder ficar tranquilo durante todo o processo.

Por aqui , a transação é rápida, prática e segura. Com a gente, você terá uma assessoria exclusiva e gratuita durante todo o processo. Contando ainda com uma análise de crédito otimizada, feita pela nossa equipe operacional, para que o dinheiro seja liberado antes mesmo do que você imagina!

Você pode fazer uma simulação sem compromisso e entender melhor tudo que o nosso crédito financeiro pode fazer por você!

E se esse texto te ajudou, aproveite para ler outros conteúdos do nosso blog:

https://credihome.com.br/credito-com-garantia-imobiliaria

4 comentários sobre “Saiba como usar o home equity para obter crédito financeiro

    • Olá, Gilvan. Tudo bem? Isso varia de acordo com a aprovação de cada etapa do processo. Esperamos ter ajudado!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Close Bitnami banner
Bitnami