Confira quais são as melhores taxas de financiamento imobiliário para 2022

O financiamento da casa própria nunca foi tão procurado no Brasil quanto em 2021. Em plena pandemia, garantir um espaço seguro e só seu foi mandatório entre as famílias brasileiras. Apesar do aumento gradativo da Selic, as taxas de financiamento imobiliário e de empréstimo dos principais bancos do país conseguiram atrair muitos compradores.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e novembro de 2021 os empréstimos para aquisição e construção de imóveis com dinheiro da poupança tiveram uma alta de 79,6% em comparação ao mesmo período anterior, conforme a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Para 2022, muitos brasileiros também estão na expectativa de terem o seu crédito imobiliário aprovado. Mas, antes, é preciso fazer uma boa escolha em relação às taxas de financiamento imobiliário. Esse é o primeiro passo para um financiamento de sucesso!

Pensando em te ajudar nessa empreitada, fizemos um levantamento das melhores taxas de financiamento imobiliário para 2022. Assim, você garante a melhor escolha e consegue tirar o sonho da casa própria do papel com mais facilidade. 

Mas, antes, vamos entender melhor a influência da Taxa Selic nas taxas de financiamento imobiliário. Confira!

O que é a Taxa Selic?

Se você quer saber quais são as melhores taxas de financiamento imobiliário, é importante conhecer a Taxa Selic. Definida pelo Banco Central, ela é a taxa básica de juros do Brasil, responsável por determinar os juros que as instituições financeiras vão cobrar – e isso também vale para os créditos imobiliários.

As variações na Selic podem ocorrer a cada 45 dias, que é o intervalo de tempo em que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne para decidir possíveis alterações no valor da taxa. As variações na Selic ocorrem como forma de controlar a quantidade de dinheiro em circulação e evitar o aumento da inflação.

Taxa Selic e financiamento imobiliário

Mas qual a influência da Selic nas taxas de financiamento imobiliário? Quando a Selic está alta, a tendência é que o valor dos financiamentos seja reajustado e suba. Entretanto, se a Selic estiver baixa, a reação é contrária: acontece uma queda nas taxas de financiamento imobiliário. 

A Taxa Selic registrou alguns crescimentos ao longo de 2021, saindo de 2% ao ano em janeiro para os atuais 9,25%. Os bancos, então, repassaram esse valor para os tomadores de crédito e elevaram levemente os juros do crédito imobiliário. Atualmente, esses juros estão na casa de 9% ao ano, podendo variar conforme o perfil do comprador. 

Ainda vale a pena financiar?

Apesar do aumento geral nas taxas de financiamento imobiliário, especialistas avaliam que o setor imobiliário permanece com uma demanda aquecida. Além disso, há a expectativa de que a Selic volte a cair no decorrer do ano.

Com isso, você poderá renegociar as taxas de financiamento imobiliário no seu banco ou fazer portabilidade, levando o crédito imobiliário para outra instituição financeira. Dessa forma, financiar um imóvel em 2022 ainda apresenta boas oportunidades para quem deseja realizar o sonho da casa própria.

As melhores taxas de financiamento imobiliário

Conforme citamos, o aumento da Taxa Selic produziu alguns pequenos reajustes nas taxas de financiamento imobiliário em 2021. Por isso, listamos para você os juros das principais instituições financeiras do país, para que você possa aproveitar os melhores valores e garantir o sucesso do seu financiamento em 2022. 

O Santander está cobrando 9,99% ao ano na sua taxa de financiamento, mais a Taxa Referencial. Nos últimos meses, o Bradesco também alterou a taxa para valores entre 8,5% e 8,9% ao ano.

No Itaú, a taxa de juros prefixada era de 8,3% no início de dezembro, mais a Taxa Referencial. No Banco do Brasil, as taxas prefixadas partem de 7,58%. Já no caso da Caixa Econômica Federal, as taxas na categoria começam a partir de 8% ao ano.

Perceba, portanto, que as melhores taxas de financiamento imobiliário estão nos bancos públicos do país, no caso o Banco do Brasil e a Caixa, já que contam com os subsídios do governo. As demais instituições financeiras, no entanto, podem apresentar condições mais amplas de financiamento, o que acaba atraindo muitos compradores.

Consulte especialistas

Para aproveitar as melhores taxas de financiamento imobiliário e garantir o sucesso da sua compra, sempre aconselhamos que você consulte especialistas. 

Aqui, oferecemos assessoria gratuita durante todo o seu processo de financiamento imobiliário, ajudando a descobrir exatamente quais as melhores condições de financiamento imobiliário para o seu caso. Você ainda consegue simular gratuitamente o seu financiamento, basta acessar este link

Se esse post te ajudou, não deixe de conferir outros conteúdos que publicamos por aqui:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap