Comprar ou alugar um imóvel? Saiba qual a melhor opção para você

Comprar ou alugar um imóvel? Essa é uma das principais preocupações de quem decide se mudar. Diante dessa escolha, por mais que sua decisão dependa de um planejamento antecipado, você precisa refletir sobre o que se adequa às suas necessidades e condições financeiras.

Tanto a compra quanto o aluguel têm suas vantagens e desvantagens, uma vez que são opções influenciadas pelo mercado imobiliário. Antes de qualquer palavra final, você precisa considerar alguns fatores. Fique conosco para saber pesar nesse momento de dúvida.

O que considerar para comprar ou alugar imóvel?

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, há fatores que devem ser levados em consideração, como a Taxa SELIC, o planejamento financeiro, os seus planos de carreira e de vida, além do comprometimento com a negociação imobiliária.

A SELIC é uma taxa básica de juros aplicada no Brasil que influencia transações financeiras, como empréstimos e financiamentos. Quando a SELIC está alta, a decisão de comprar um imóvel precisa de cuidado; nesse caso, muitas pessoas decidem entrar no aluguel. Por outro lado, quando a SELIC está baixa, é um bom momento de comprar um imóvel.

Independentemente dos juros embutidos em transações financeiras, você precisa planejar suas perspectivas de futuro e ter uma organização financeira, pois a compra e locação são projetos a médio ou longo prazo. Portanto, veja se você terá condições econômicas para arcar com os custos da transação imobiliária antes de fechar qualquer contrato.

Quais são as vantagens e desvantagens de alugar um imóvel?

Muitas pessoas acreditam que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora, porque se trata de um investindo em uma propriedade que nunca será sua. Contudo, dependendo da necessidade e dos planos futuros, o aluguel pode ser vantajoso, sim.

Decidiu se casar ou viver sozinho, mas não tem dinheiro suficiente para adquirir ou dar entrada em um imóvel? Alugar é uma opção interessante nesses casos. Caso você pretenda permanecer em uma cidade ou em um país temporariamente, também não faz sentido comprar um propriedade, concorda?

Por outro lado, morar de aluguel pode ser arriscado em alguns casos. Você pode ser forçado a se mudar caso o locador queira o imóvel no fim do contrato de 6 ou 12 meses. Outras desvantagens do aluguel são a impossibilidade de fazer alterações significativas na estrutura interior do imóvel e os reajustes no valor mensal acima da inflação.

Além disso, quando o relacionamento com o locador não é bom, viver no imóvel pode ser uma tortura, já que não há a possibilidade de diálogos saudáveis, transparência ou abertura para negociações. Você ainda pode sofrer com restrições, pois há imóveis para alugar que não permitem animais. Por isso, veja se o aluguel é benéfico ou não para sua realidade.

Quais são as vantagens de sair do aluguel e comprar um imóvel?

Diante dos riscos de morar em um imóvel alugado, vale a pena conhecer as vantagens de morar em um bem que é seu. A seguir, veja como pode ser vantajoso sair do aluguel e finalmente conquistar seu “lar doce lar”.

Conquiste um patrimônio

Ao comprar um imóvel, você está fazendo um investimento, não apenas financeiro, mas também no seu bem-estar e da sua família. É uma aquisição que traz uma segurança importante, pois se trata de uma garantia financeira que pode ser convertida rapidamente em dinheiro.

Apesar de não lhe trazer uma renda mensal, sua casa pode ser seu maior patrimônio. Um imóvel pode se valorizar com rapidez ao longo do tempo, principalmente quando ele é bem localizado, e tudo que você pagou retornará em outra venda, acrescido de lucro, caso decida no futuro fazer uma mudança.

Evite dores de cabeça

A maior preocupação de quem vive de aluguel é não saber se, após o fim do contrato, haverá uma renovação ou será obrigado a se mudar. Imagine já está instalado e confortável no imóvel e, após a validade do contrato, ter a preocupação de ir em busca de uma nova moradia, em cima da hora?

Viver à mercê do locador ou da imobiliária não é nada agradável, até porque o proprietário pode alterar os termos do contrato de locação ou exigir o imóvel de volta. Fora isso, qualquer reforma ou manutenção que o imóvel precisa só pode acontecer com permissão do locador ou da imobiliária. O único modo de se livrar dessa dor de cabeça é comprando sua própria casa, passando a responder pelo seu patrimônio.

Não fique nas mãos do mercado

Por mais que o locador seja simpático, é óbvio que ele colocará uma cláusula no contrato referente ao reajustamento anual, realizado segundo as mudanças do mercado. O setor imobiliário é muito influenciado pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), utilizado como base para o reajuste nos aluguéis e que pode ser afetado pela valorização dos imóveis de uma região ou qualquer outra mudança no mercado.

Não quer ficar refém das variações do mercado? Compre seu imóvel. Apenas dessa forma você não precisará mais se preocupar com a alta dos índices inflacionários do país.

Monte e decore do seu jeito

Se você vive de aluguel, qualquer modificação na estrutura só é possível com autorização expressa do dono da casa ou apartamento. Por isso, a melhor coisa de ter o próprio imóvel é a liberdade para decorá-lo da maneira que quiser.

Adquirindo a moradia, o assunto é outro! Você pode transformar um simples imóvel em seu lar. Cerâmicas, azulejos e cores das paredes podem ser trocados, móveis instalados e portas substituídas, de acordo com seu gosto pessoal. Faça tudo para demonstrar sua personalidade e criatividade.

Tenha a sensação de realização pessoal

Trocar o aluguel pela compra traz um benefício que não tem preço: a realização pessoal. O imóvel alugado nunca será seu verdadeiro lar, tendo em vista a possibilidade inerente de precisar fazer uma mudança. Ao contrário disso, quando você conquista seu espaço, passa a sentir uma imensa satisfação.

Ser proprietário de uma casa própria gera acolhimento, estabilidade e segurança para todos que vivem com você, além de evitar estresses com milhares de documentos e burocracias do aluguel.

Portanto, na hora de escolher entre comprar ou alugar um imóvel, considere os fatores que apresentamos neste artigo. Ambas as opções têm lados positivos, mas vimos que comprar um imóvel gera benefícios que vão além de questões financeiras, já que a aquisição de um bem como esse significa mais segurança e estabilidade a longo prazo. Então, saia do aluguel com ajuda da CrediHome e encontre o lugar ideal para construir suas memórias!

Ficou com alguma dúvida? Está precisando de assessoria para encontrar o imóvel dos sonhos? Entre em contato com a CrediHome. Teremos o maior prazer em ajudar você!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap