Comprar ou alugar um imóvel para sair da casa dos pais?

Enfim chegou a hora de trocar o conforto da casa dos pais por um cantinho próprio. O passaporte para a vida adulta, né? O erro do jovem nesta hora é tomar uma decisão precipitada, sem antes refletir se o melhor seria comprar ou alugar um imóvel. 

Enquanto uns dizem que pagar aluguel é sinônimo de jogar dinheiro fora, outros te aconselham a não se comprometer com uma dívida alta tão cedo. É neste momento que você se pergunta “e agora?”.

Então deixa que a gente te ajuda! Vamos colocar os dois fatores na balança para você arrasar na sua escolha.

O que pesa na decisão de comprar ou alugar um imóvel?

Chegou a hora de olhar para os seus planos de futuro. Um investimento alto, como a compra de um imóvel, é a prova definitiva de que a vida adulta chegou.

Por isso, antes de mais nada, pare! E responda à essas perguntas antes de mais nada:

  • Você tem vontade de morar em outra cidade ou país em um futuro próximo?
  • O seu trampo oferece a possibilidade de uma transferência? Você almeja isso?
  • Você pensa em se casar com o crush ou aumentar sua família em um futuro próximo?
  • De 0 a 10, qual a chance de você mudar completamente o seu estilo de vida nos próximos anos?

Depois dessa reflexão, o próximo passo é entender se a sua situação financeira é viável para a compra de uma casa ou apartamento.

Comprar ou alugar sem ter a vida financeira (e social) cancelada

Do ponto de vista financeiro, entender se o melhor é comprar ou alugar um imóvel pode ser resolvido com uma equação básica. Vá fundo e faça essas contas (que até quem é de humanas consegue resolver).

  1. Primeiro, seja realista e chegue em um valor de aluguel que você tem condições de pagar;
  2. Segundo, descubra o valor de médio do imóvel na região que você deseja;
  3. Agora, divida o valor mensal do aluguel pelo valor aproximado de venda do imóvel;
  4. Multiplique o resultado por 100;
  5. Se o resultado final for maior que 0,5, a compra do imóvel pode ser uma boa ideia;
  6. Se o total for menor que 0,5, vale mais a pena optar pelo aluguel e investir o restante do dinheiro que seria usado para pagar as prestações de um financiamento.

As vantagens da casa própria

Se decidir sair da casa dos pais é o começo de sua independência, garantir a casa própria requer muita calma e pesquisa. Sentir aquele frio na barriga neste momento é normal, mas nada como entender algumas vantagens desta decisão para acalmar o coração.

  • Ao comprar um imóvel, você adquire um patrimônio

Não há dúvidas de que ter a própria casa ou apartamento é uma segurança. E pode ser considerado um investimento, uma vez que se trata de um patrimônio considerável. Todo o dinheiro investido na hora da compra do imóvel pode retornar ou até render mais para o comprador em uma futura venda.   

  • Você tem um lar para chamar de seu

Uma das principais desvantagens do aluguel é a incerteza que surge com a aproximação do fim do contrato. Por mais que você esteja instalado e confortavelmente adaptado ao espaço, sempre existe a possibilidade de que o locador mude os termos do contrato ou até mesmo exija o imóvel de volta. Além disso, eventuais problemas que imponham algum tipo de manutenção vão sempre envolver locador, locatário e imobiliária, exigindo diálogo e boa vontade de todas as partes.

  • Você pode deixar o seu espaço com a sua cara

Para transformar uma casa ou um apartamento em lar, você precisa ter a liberdade de deixá-lo do seu jeito. Em espaços alugados é preciso informar o locador e, é claro, contar com o seu consentimento, o que nem sempre vai rolar.

Alugar é a opção mais confortável

Alugar um imóvel, geralmente, é a primeira ideia de quem vai sair da casa dos pais para morar sozinho pela primeira vez. Além de não assumir uma dívida de alto valor neste primeiro momento, o aluguel vai te livrar de responsabilidades burocráticas sobre o imóvel, que nestes casos ficam por conta do proprietário. 

Outro fator é que, caso você resolva mudar de CEP, basta rescindir o contrato, fazer suas malas e preparar a mudança, sem maiores compromissos.

Pode contar com a gente nessa, tá? Nós, na CrediHome, entendemos que decidir entre comprar e alugar um imóvel leva tempo e muita reflexão. Nós temos um simulador de financiamento imobiliário para que você possa basear sua decisão a partir de números e possibilidades reais, e assim dar uma luz no seu processo de escolha. 

Pule a etapa de ir de banco em banco para fazer essa avaliação e clique aqui para simular agora um possível financiamento imobiliário.

Ao resolver comprar, conte conosco para facilitar a sua vida dando total apoio no processo financeiro e liberação de crédito para que você realize o seu sonho sem ficar pistola.

E nossa conversa não para por aí! Se essa leitura foi útil para você, pode ser que esses posts te ajudem também.

https://credihome.com.br/financiamento-imobiliario

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap