Como usar o home equity para pagar a faculdade dos filhos?

Por Juros Baixos

O home equity pode ser uma opção de empréstimo barata e com condições mais atrativas de pagamento. Mas, como usá-lo para pagar a faculdade dos filhos? Qual a diferença em relação à hipoteca?

Para te ajudar, produzimos este conteúdo completo com todas as respostas. Acompanhe!

Home equity: o que é?

O home equity é um modelo de empréstimo de vários nomes. Talvez você já o conheça como “refinanciamento de imóvel”, ou então como “empréstimo com garantia de imóvel”.

Ou seja, é um empréstimo que você vai obter oferecendo um imóvel como garantia ao banco. Um imóvel que está em seu nome, que você já possui.

Oferecendo esse imóvel como garantia, você vai poder contar com taxas e até condições mais vantajosas. Porque a financeira vai ter mais segurança de que você vai quitar as parcelas do crédito.

Faculdade dos filhos: como planejar as finanças

Entrar em uma faculdade pública ou conseguir bolsas de estudos é uma tarefa concorrida. Por isso, é bom se preparar para a possibilidade de precisar pagar pela faculdade dos seus filhos. 

Neste caso, é essencial fazer um plano cuidadoso. Veja nossas dicas abaixo.

Planeje com antecedência

Sempre que possível, vale a pena planejar sua vida financeira bem antes do momento de pagar pela faculdade. Pode ser quando seu filho estiver na adolescência, por exemplo. Assim, você terá mais tempo para poupar e conseguir pagar as mensalidades com mais facilidade.

Mas pode ser que todo esse tempo não esteja disponível. O vestibular é ainda esse ano? Sem problemas! Você também pode começar a se planejar meses antes.

O importante é evitar começar a pensar nas suas possibilidades só quando a necessidades surgir. Isso pode favorecer tomar decisões que vão prejudicar seu orçamento. Como obter um empréstimo mais caro porque ele é mais fácil.

Avalie custo-benefício

Com um bom planejamento, será hora de analisar suas opções de crédito no mercado. Você pode compará-las para entender o custo-benefício de cada uma ao seu caso.

Por exemplo, um consórcio. Sabia que existem consórcios para pagar pela universidade? Eles podem ser boas alternativas, pois não cobram juros. 

Só que um consórcio não libera o crédito na hora. Em vez disso, você vai precisar esperar ser sorteado para obter os valores. Ou seja, não será a melhor opção se você precisa de crédito imediato. 

Considerando as características dos tipos de crédito, você terá mais segurança para tomar uma boa decisão.

Procure diferentes opções financeiras

Como dissemos no passo anterior, você vai precisar analisar o custo-benefício de cada opção de crédito para o seu caso.

Neste caso, lembre-se de avaliar realmente diversas opções. E você pode, inclusive, ir além dos métodos mais comuns, como o empréstimo pessoal.

Pode ser uma opção, por exemplo, procurar por uma renda extra. Também existem os investimentos em ações, a venda de um bem e outros.

Uma alternativa cada vez mais procurada também é o home equity, ou refinanciamento de imóvel. Ele pode ser mais barato que as demais opções e oferecer um bom valor em crédito. Só será importante se planejar com cuidado, para não ter problemas depois.

Como o home equity pode ser usado para pagar a faculdade dos filhos

Os valores que você obtiver com o home equity pode ser mais do que suficiente para pagar pela faculdade dos seus filhos. Ou pode, pelo menos, começar a quitar os valores. Abaixo, contamos quais as vantagens dessa alternativa.

Taxas mais atrativas

No home equity, você vai oferecer ao banco um imóvel como garantia. Isso dá à empresa mais segurança de pagamento pelo crédito.

Por causa disso, as taxas desse tipo de empréstimo são baixas. Inclusive mais baixas que outros empréstimos mais comuns, como o pessoal.

Ainda é possível usufruir do imóvel

Mesmo que o imóvel seja dado como garantia, você vai poder continuar morando nele. Ou alugando-o, se for o caso.

A única coisa que você não poderá fazer é vender o imóvel sem avisar ao banco. Mas com a autorização da financeira, a venda também é possível, desde que você use parte do dinheiro para quitar o empréstimo.

Prazo mais estendido para pagamento

Normalmente, as financeiras oferecem a possibilidade de longos prazos para pagar pelo empréstimo. Então, pode ser uma chance de não apertar tanto o orçamento, já que as parcelas poderão ser menores.

Possibilidade de adquirir um alto valor de crédito

Graças à garantia dada ao banco, ele vai se sentir mais “à vontade” para oferecer um alto valor de crédito à você. Por isso, inclusive, pode ser uma opção interessante para quitar a faculdade, já que os valores totais dos cursos podem ser bem altos.

Como funciona o home equity no Brasil?

O home equity é um empréstimo que vários bancos e financeiras oferecem. Basta você entrar em contato com a empresa, oferecer seu imóvel como garantia e receber o dinheiro em conta.

Isso pode ser feito, inclusive, de modo online. Afinal, vários bancos oferecem a opção de empréstimo virtual hoje.

Diferença home equity x hipoteca

A diferença entre o home equity e a hipoteca é que, no home equity, o banco pode “tomar” o imóvel como pagamento do empréstimo, em caso de inadimplência.

Já na hipoteca, se o usuário não pagar pelo empréstimo, a instituição pode levar o bem a leilão. Então, ela vai usar o valor arrecadado para liquidar a dívida.

Considerações finais

É importante lembrar que, no home equity, se a dívida ficar em aberto, o banco vai poder “tomar” o imóvel para quitação. Ou seja, ele vai receber de um jeito ou de outro: com o seu pagamento em dia, ou usando o bem dado como garantia.

Mas vale dizer que o banco não tem real interesse em tomar seu imóvel, não se preocupe. Ele vai fazer isso apenas se você deixar mesmo os valores em aberto.

Por isso, vai ser importante você planejar seu orçamento antes de obter o empréstimo. Assim, você terá mais segurança de conseguir pagar os valores e evitar qualquer problema com a credora. Porque você não quer perder seu imóvel, não é mesmo?

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap