Como se planejar para pagar faculdade dos filhos

Um dos grandes objetivos da maioria dos pais é pagar faculdade dos filhos. E como este é um grande investimento, é importante se planejar bem para conseguir realizar o sonho de ver os filhos formados e realizados profissionalmente.

Se pagar a faculdade dos filhos no futuro é um dos seus sonhos, veja as dicas que separamos para que você possa se planejar e se preparar para realizá-lo.

Faça os cálculos

O ideal é que, assim que seu filho nascer, você já comece a guardar uma quantia mensal. Se você guardar, por exemplo, R$ 200,00 por mês, terá juntado mais de R$ 40.000 quando seu filho completar 18 anos. Se for possível dentro da realidade financeira da família, guarde uma quantia ainda maior.

Porém, caso você não tenha economizado no passado, ou então teve de utilizar o dinheiro por conta de alguma emergência, não precisa se preocupar. Ainda é possível pagar faculdade dos seus filhos!

Se o seu filho já é mais velho, a dica é começar a poupar o mais rápido possível. Procure cortar alguns gastos do dia-a-dia para depositar mais dinheiro ao fundo destinado aos estudos.

Como cortar gastos?

O primeiro passo para poupar dinheiro para um sonho futuro é cortar gastos. Uma boa dica é estudar as finanças da sua casa para compreender como sua família está lidando com a renda. Para que o dinheiro sobre e você possa poupar uma quantia para pagar faculdade dos seus filhos, toda a família precisará mudar alguns hábitos.

Comece descobrindo quais são os gastos supérfluos da casa. Será que vocês realmente precisam assinar três tipos diferentes de serviços de streaming? Ou então pedir pizza todas as sextas-feiras? É possível cortar esses gastos e fazer uma reavaliação do que é importante para a família. Lembre-se de que é tudo por um bem maior!

Onde guardar o dinheiro?

Você já deve ter escutado que a poupança não é o melhor lugar para investir o seu dinheiro, porém isso vai depender de diversos fatores, como a sua experiência com investimentos e o seu perfil de investidor. A poupança, embora tenha o rendimento menor que outras opções, é bastante segura para quem está começando.

No entanto, se você já estiver mais acostumado com investimentos, pode guardar dinheiro para pagar faculdade dos filhos com títulos como Tesouro Direto e CDBs, que são mais tradicionais e seguros. Se quiser, você também pode optar por aplicações mais agressivas com rentabilidade maior, como as ações.

Apenas lembre-se de pesquisar bastante para tomar a melhor decisão possível.

Considere um empréstimo com garantia de imóvel

Se seus filhos já estão perto de iniciar a faculdade e não há tempo suficiente para juntar o valor e a mensalidade não cabe no orçamento familiar, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma saída. Também conhecido como home equity, esta é uma modalidade de empréstimo que possui os menores juros do mercado. Para contratá-lo, é necessário dar um imóvel como garantia.

O crédito com garantia de imóvel te dá liberdade para fazer o que quiser com o dinheiro: pagar uma reforma, viajar ou, é claro, pagar faculdade dos filhos! O home equity possui diversas outras vantagens. Confira:

Menores taxas do mercado

O home equity é a modalidade de empréstimo com as menores taxas do mercado. Como você dá o seu imóvel como garantia, os bancos podem fazer condições muito melhores do que outras modalidades de crédito.

Mais capital

Tudo vai depender da sua renda e da avaliação do imóvel, mas com o crédito com garantia de imóvel é possível conseguir um empréstimo de até 60% do valor do imóvel! Além disso, as taxas de juros são baixas e você pode pagar em até 20 anos.

Simule sem compromisso

Você não precisa se comprometer. É só fazer uma simulação com a gente. Nós vamos analisar a sua solicitação e, assim que a análise for aprovada, pedimos os documentos necessários. 

Sem burocracia, estaremos presentes em todo o processo para ajudar você a realizar o sonho de pagar faculdade de seus filhos! 

Esperamos que este texto tenha ajudado você a se planejar e encontrar as melhores formas de poupar e investir no futuro dos seus filhos. Que tal continuar conosco e ler outros textos com dicas como essas? Veja nossas sugestões:

https://credihome.com.br/financiamento-imobiliario

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap