Como financiar um imóvel em 2021?

Dar o primeiro passo no processo de financiamento da casa própria pode ser um desafio, já que são muitos passos para fazer e entender. Contudo, apesar de parecer confuso, o financiamento pode ser simples, seguro e feito sem burocracias. Então, se você está se perguntando como financiar um imóvel, saiba que o processo é fácil, basta você estar munido de todas as informações necessárias.

Com tantos modelos de financiamento disponíveis no mercado, você consegue escolher o que mais se adequa ao seu perfil e planejamento financeiro para conseguir realizar esse projeto de vida. Outra notícia boa é que estamos em um momento muito promissor para isso.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente da CrediHome, Bruno Gama, confirmou que os próximos meses serão favoráveis para a compra da casa própria. Segundo ele, apesar da alta na taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 4,25%, os bancos ainda devem trabalhar com taxas historicamente mais baixas. 

Os números confirmam que o financiamento vive, em 2021, um período vantajoso. Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades de Crédito e Poupança (Abecip), nos primeiros quatro meses do ano, houve alta de 122% no volume de dinheiro emprestado para compra e construção de casas e apartamentos no Brasil. 

A compra da casa própria é realmente algo possível e estamos em um momento oportuno para isso. Mas, se você ainda está se sentindo perdido no processo e não sabe como financiar um imóvel, acompanhe a leitura a seguir e saiba tudo o que precisa sobre o assunto.

Planeje-se 

O planejamento financeiro é o primeiro passo para quem quer saber como financiar um imóvel. Ter controle sobre as finanças garante a segurança e estabilidade necessárias para ter sucesso no seu financiamento. 

Para conseguir fazer um bom planejamento financeiro, recomendamos o uso de uma planilha financeira. Por meio dela, é possível criar categorias de despesas, gerar gráficos e saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo. 

Na planilha, você deve incluir todas as suas movimentações financeiras do mês. Comece anotando a sua remuneração mensal e possíveis ganhos extras. Depois, faça o registro de todos os valores que saem da sua conta bancária, sejam eles fixos ou variáveis

Nos valores fixos, você deve incluir as prestações do financiamento (acompanhe a leitura para saber como simular as parcelas), assim como todos os demais pagamentos que realiza mensalmente. 

Você também deverá incluir seus gastos variáveis, que vão desde contas de energia, luz e telefone, a gastos com lazer e imprevistos que surgirem no caminho.

Nessa planilha, também é recomendável que você inclua uma quantia que deve ser poupada todos os meses. Lembre-se: ter um orçamento reserva é essencial para lidar com imprevistos sem comprometer seu financiamento do imóvel.

Quanto de renda preciso ter? 

Uma das maiores dúvidas que surgem em quem quer saber como financiar um imóvel é com relação à renda mínima necessária para quitar a casa ou apartamento. Esse valor, no entanto, vai depender do valor total da propriedade, algo que varia muito conforme a localização do imóvel, tamanho, entre outros fatores.

Contudo, saiba que, em relação ao valor da parcela do financiamento, as instituições financeiras exigem que as prestações não ultrapassem os 30% da renda total da pessoa ou família que irá arcar com o pagamento das parcelas. Então, fique atento a essa proporção para aprovar seu financiamento sem dores de cabeça.

Escolha o tipo de financiamento

Para descobrir como financiar um imóvel, você também precisa conhecer os tipos de financiamento disponíveis no mercado. Assim, poderá escolher o que melhor se enquadra no seu perfil. 

Atualmente, existem dois modelos de financiamento principais: o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

O SFH é uma das opções mais conhecidas para financiar um imóvel no Brasil. Ele apresenta uma taxa mais baixa de juros anuais em relação ao SFI e permite utilizar o FGTS na transação. 

Já em relação ao SFI, é um modelo mais flexível, mas geralmente voltado para imóveis mais caros. A taxa de juros anuais pode ultrapassar os 12%, a depender da instituição financeira em questão. Além disso, o SFI não permite o uso do FGTS na transação. 

Escolha entre as tabelas SAC e Price

O próximo passo para quem quer saber como financiar um imóvel é escolher entre as tabelas SAC e Price. As duas são sistemas de pagamento e formas de amortização de financiamento a longo prazo, pagas ao banco na hora de financiar o imóvel. 

A principal diferença entre as duas é que, na Tabela SAC, as prestações do financiamento vão diminuindo de valor ao longo dos anos. Já na Price, o valor das prestações do financiamento será sempre o mesmo. Se você escolher essa modalidade, precisa redobrar o cuidado com o orçamento, já que o valor a pagar será constante durante todo o prazo contratual.

Simule

Os simuladores de financiamento auxiliam muito na escolha da melhor opção de parcelamento do imóvel. Com essa ferramenta, você simula seu financiamento em minutos com todos os bancos e consegue a melhor proposta para o seu perfil.

Durante a simulação, você deve informar o valor do imóvel e quanto pretende dar de entrada na casa ou apartamento. Depois, poderá testar todas as linhas de crédito disponíveis em diferentes bancos e ter uma estimativa do valor de cada prestação. 

Saiba como financiar um imóvel com o nosso simulador.

Leia nosso manual do financiamento imobiliário

Como financiar um imóvel é uma decisão de longo prazo, é importante que você esteja preparado e confiante sobre o processo. Saber os detalhes de cada etapa do financiamento é um ótimo jeito de se preparar para dar o primeiro passo rumo a esse sonho. 

Pensando nisso, elaboramos um manual de financiamento imobiliário para você esclarecer todas as suas dúvidas em relação a esse recurso. 

No nosso manual, você encontrará detalhes sobre como funciona o financiamento, quais são os tipos, quanto de renda precisa ter, como se organizar, quais são as taxas cobradas e muito mais. 

Clique aqui para ler o nosso manual do financiamento imobiliário.

https://credihome.com.br/financiamento-imobiliario

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap