Como fazer empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

Adquirir um imóvel é o sonho da maioria dos brasileiros. Ao quitá-lo você consegue sua tranquilidade e pode usar a moradia para facilitar a concessão de um empréstimo, ajudando-lhe a sair da crise financeira.

Às vezes, fazer um empréstimo é a melhor solução para pagar todas as contas e limpar seu nome. Contudo, poucas instituições financeiras oferecem crédito para negativados. Para consegui-lo, usar um imóvel como garantia é uma boa ideia, por apresentar condições especiais.

Está passando por dificuldades financeiras e não consegue conseguir um crédito? Fique conosco e entenda como fazer empréstimo com garantia de imóvel!

O que é o empréstimo com garantia de imóvel?

De um modo geral, o empréstimo é um tipo de contrato realizado entre uma pessoa e uma instituição financeira, em que há a concessão de valores ao cliente, sob algumas condições. A quantia vai ser devolvida a longo prazo, em prestações acrescidas de juros.

Para pedir um empréstimo, você não precisa informar a destinação específica que vai dar ao valor. Logo, você pode pagar contas, adquirir um veículo, entre outras.

No caso do empréstimo com garantia de imóvel, quem pede o crédito oferece uma casa ou apartamento, que pode ficar em posse do banco para saldar a dívida, caso não pague o parcelamento corretamente.

Este tipo de empréstimo é muito pedido por pessoas que estão negativadas, pois, como tem dificuldade de conseguir crédito, pré-aprovado ou em financiamentos, precisam oferecer uma garantia, para assegurar aos bancos que a devolução do valor emprestado vai acontecer. Como consequência, o negativado vai pagar uma baixa taxa de juros.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Antes de decidir contratar um empréstimo, faça uma assessoria para desenvolver um planejamento financeiro adequado com seu perfil. Você precisa ter certeza que vai conseguir arcar com as prestações em dia.

Depois disso, é hora de pesquisar quais bancos têm taxa de juros menor e dividem o valor em parcelas que cabem no seu bolso. Escolhida a instituição, compareça ao local, preencha a ficha com seus dados pessoais e informações do imóvel.

É importante selecionar toda a documentação necessária, para facilitar o processo de contratação. Por isso, leve ao banco banco os seguintes documentos:

  • carteira de identidade e CPF do requerente e seu cônjuge, se tiver;
  • certidão de casamento ou escritura de união estável;
  • comprovante de residência;
  • declaração do Imposto de Renda;
  • extrato bancário;
  • carteira do conselho de classe;
  • carteira de trabalho e contracheque, se assalariado;
  • escritura do imóvel;
  • certidão negativa de tributos municipais;
  • guias de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em dia.

Após entregar os documentos ao banco, inicia a fase de análise jurídica, quando vai ser avaliado sua situação financeira e se é viável lhe conceder o valor. O banco vai pesquisar sobre o imóvel, confirmando que ele está na sua propriedade e realizará uma vistoria no local.

Tudo regularizado? O contrato de empréstimo com garantia de imóvel é assinado e levado ao cartório, para que seja anotado na matrícula a existência do débito. Depois retorne ao banco, com uma certidão de matrícula atualizada, para que o valor pedido seja liberado.

Quais as vantagens de contar com esse tipo de empréstimo?

Para os clientes negativados, o empréstimo com garantia de imóvel é a saída para seus problemas financeiros. Além de ser uma boa solução, esse tipo de empréstimo apresenta outras vantagens, como a cobrança de taxas menores.

Em média, um empréstimo sem garantia cobra cerca de 6,3% ao mês, enquanto que, no empréstimo pessoal com imóvel de garantia as taxas podem ser inferiores a 2% ao mês.

Quanto ao prazo, dar uma garantia permite que o empréstimo lhe concedido possa ser quitado de 12 a 180 meses, conforme política do banco. Isso viabiliza a sua reorganização financeira com tranquilidade.

Além disso, ao apresentar o imóvel como garantia, você não precisa se mudar do bem, pois não perderá a propriedade. Logo, obviamente só o imóvel que estiver em seu nome pode ser oferecido como garantia na busca pelo crédito.

O empréstimo com garantia de imóvel possibilita que você requeira até metade do valor da moradia oferecida, limitado a R$2 milhões de financiamento. Essa é uma boa opção para quem precisa de quantias consubstanciais.

Quais os riscos de realizar um empréstimo com garantia de imóvel e como evitá-los?

Apesar do empréstimo com garantia de imóvel ter muitas vantagens, também apresenta riscos que você precisa ter atenção. O primeiro risco é comprometer mais de 30% do seu orçamento mensal, por se tratar de um pagamento a longo prazo e que vai se estender por um bom tempo.

Se você comprometer toda sua renda, em algum momento pode ocorrer o inadimplemento das parcelas do empréstimo. O problema é que se não for quitado, o banco pode leiloar seu imóvel, a fim de receber o valor devido. Você vai perder sua casa!

Se a instituição financeira levar o imóvel a leilão, você terá direito ao valor remanescente. A questão é que sempre o imóvel sempre será vendido por um preço baixo. Assim, você receberia um valor bem pequeno.

Além disso, há o risco da propriedade não ser aceita pelo banco, no momento da análise jurídica, ou demorar para avaliá-la, o que pode atrapalhar ou impedir o processo de contratação.

Como contratar um empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

Ao decidir contratar um empréstimo, o negativado deve procurar a instituição financeira, preencher a ficha e apresentar documentos pessoais e os referentes ao imóvel, como listado acima. Após analisado, se o banco não encontrar nenhuma inconsistência, o contrato vai ser feito, para que você assine e receba o valor.

Caso a contratação seja feita online, cuidado para não cair em golpes! Observe a reputação da empresa, pesquisando no Reclame Aqui, por exemplo. Ademais, desconfie de ofertas que estejam muito melhores que a média e de sites que peçam pagamentos antecipados. Instituições sérias nunca pedirão depósito adiantado.

Assim, é fato que não ter o nome limpo lhe impede de conseguir crédito pessoal, pois os bancos não acreditam que você seja confiável e que irá pagá-los. Porém, nem tudo está perdido! O negativado pode solucionar seus problemas financeiros contratando um empréstimo com garantia de imóvel, já que a propriedade assegura o pagamento às instituições financeiras, que podem leiloar o bem em caso de inadimplemento.

O que achou deste post? Se tiver interesse em simular um empréstimo com garantia de imóvel, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo!

4 comentários sobre “Como fazer empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

    • Olá, Sebastião. Tudo bem? A aprovação de crédito na modalidade de empréstimo com garantia de imóvel varia para cada cliente. Espero ter ajudado!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap