Como é feito o cálculo do IPTU? Passo a passo completo

Quem tem um imóvel próprio certamente já conhece o Imposto Predial e Territorial Urbano, o famoso IPTU,  que incide sobre imóveis construídos no perímetro urbano. Muitos, no entanto, ainda têm dúvidas sobre como é feito o cálculo do IPTU.  

Se você faz parte desse grupo, vamos te ajudar a entender as bases que compõem o valor desse imposto anual.

Vamos direto ao ponto: como é feito o cálculo do IPTU?

Primeiro de tudo é importante entender que o IPTU é um imposto municipal, ou seja, cada prefeitura tem plena liberdade para adotar o método de cálculo que preferir. O que traremos para você aqui, no caso, é uma base central de como é feito o cálculo do IPTU. Tenha em mente que pequenos detalhes podem mudar de acordo com as leis de cada município.

Sabendo disso, o primeiro passo para fazer o cálculo do IPTU é a partir do valor venal de sua propriedade, ou seja, o preço da propriedade definido pelo Poder Público. Para chegar a esse valor é preciso multiplicar os itens abaixo:

  • O valor unitário padrão residencial;
  • A posição exata do imóvel na quadra — imóveis localizados em esquinas, por exemplo, encarecem o valor final;
  • A tipologia residencial ou característica construtivas (modificações, acréscimos, reformas, etc.);
  • O tempo de vida do imóvel desde a emissão do “habite-se”;
  • O total da área do terreno ou edificação.

A avaliação dos quesitos acima é realizada conforme a Planta Genérica de Valores (PGV), que é um mapa do município por meio do qual se dividem as regiões urbanas em áreas com valores determinados. Geralmente esses números são atribuídos às construções e aos terrenos com sistema de tabelas, índices, fatores e listas com a média de valores unitários para cada metro quadrado.

Conhecendo o valor venal de sua propriedade o segundo passo é multiplicá-lo pela alíquota do tributo. 

A alíquota é um percentual definido em lei que é aplicado sobre a base de cálculo de um imposto. Para saber este número, você deve consultar o site da prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado. 

Vale destacar que o IPTU é reajustado todos os anos. Alguns fatores são levados em consideração, como a valorização do imóvel, da região ou eventuais alterações na legislação tributária dos municípios.

Como pode ver, o cálculo do IPTU é um processo ligeiramente complexo, mas é importante você ter uma base para garantir que o valor não está sendo cobrado de forma abusiva. 

Aliás, você sabe como proceder caso discorde do valor do imposto que chegou até você no início do ano? É o que você vai descobrir a seguir.

Discorda do cálculo do seu IPTU? Saiba o que fazer

Caso note alguma divergência em relação ao valor cobrado do IPTU, como um aumento abusivo ou um valor venal duvidoso, você deve fazer uma reclamação na Prefeitura. Há um prazo limite para fazer essa reclamação, e que varia conforme cada município. Essa é uma questão a qual você deve atentar-se quando a cobrança do imposto chegar. 

Em muitos casos (de novo, a depender de cada município), o processo de impugnação é disponibilizado online, por meio dos sites das próprias prefeituras. Isso facilita bastante o processo, mas caso você tenha dificuldades em encontrar informações online, vale a pena entrar em contato diretamente com a prefeitura (ou subprefeitura de sua região, se for o caso) de seu município.

Tudo o que você precisa saber sobre o seu imóvel está aqui

Aqui na CrediHome nós facilitamos tudo para que você compre o seu imóvel e dê início à uma nova fase de sua vida. Mas se você já tem o seu cantinho, podemos te ajudar com informações relevantes de tudo o que você precisa saber para administrar o seu bem.

Clique aqui e conheça o nosso blog para se manter sempre atualizado(a).

E nossa conversa não para por aí! Se essa leitura foi útil para você, certamente estes posts vão te ajudar também:

Você sabe qual a diferença entre escritura e registro?

Entenda quais vantagens de ter um imóvel como investimento

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap