Como consultar dívidas de imóveis?

Quando você vai comprar um imóvel, é normal pesquisar bastante, analisar a documentação e procurar informações sobre a existência de débitos que envolvam a propriedade. É possível que, realizando algumas buscas você não encontre todos os dados que necessita, sendo preciso fazer uma verificação apurada.

Todas essas averiguações são essenciais para que você não compre um imóvel irregular ou envolvido em dívidas, evitando futuras dores de cabeça. Mas como consultar dívidas de imóveis? Fique conosco e entenda o assunto!

Quais são as principais dívidas de imóveis?

Para adquirir um imóvel, diversas taxas devem ser quitadas na hora de fechar contrato e transferir o título de propriedade. Entre elas, têm-se:

  • taxa de corretagem;
  • ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis);
  • taxa de cessão de contrato;
  • taxa cartoriais para registro de imóvel e escritura pública;
  • taxa de interveniência;
  • taxa cobradas durante a obra.

Além dessas taxas, você deve pesquisar se os valores cobrados pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbana) estão quitados. Você sabia que a dívida de IPTU pode lhe fazer perder a propriedade? Por isso, peça ao vendedor uma Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica.

Como consultar o IPTU do imóvel?

O IPTU é um tributo cobrado pelo município. Logo, é de responsabilidade das prefeituras informar sobre o valor que deve ser pago, por meio de correspondência. Você pode emitir boletos de pagamento pelo site ou quitar o imposto direto no posto municipal.

Ademais, caso você queira saber a real situação do imóvel, emita a Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica, que também pode ser requerida no município ou pela internet, no site ou aplicativo. Essa certidão serve para verificar a regularidade do imóvel e se há débitos de dívida ativa ou ainda não inscritos, que tenham prazo para pagamento.

Para consultar o IPTU, você precisa ter o número de inscrição imobiliária, que pode ser encontrado nas guias de pagamento. Em alguns municípios é possível pesquisar pelo CPF ou CNPJ do proprietário, facilitando a procura dessas informações.

Como saber se um imóvel tem taxas de condomínio em aberto?

Ao decidir comprar um imóvel, observe se a propriedade está num condomínio. Se sim, você precisa buscar se há taxas condominiais em aberto. Para isso, solicite ao vendedor uma declaração de quitação de despesas referentes ao condomínio.

Não suficiente, procure o síndico ou administradora e questione sobre a situação real do imóvel, evitando cair em golpes. Por fim, peça os registros das últimas assembleias para saber se existe alguma chamada de capital para reformas e obras, que virá junto ao valor mensal do condomínio.

Portanto, ao escolher um imóvel, é preciso averiguar sobre a existência de débitos que envolvam o imóvel. Por isso, você deve consultar dívidas de imóveis, evitando que o sonho da casa própria se transforme em pesadelo. Lembre-se que uma propriedade quitada e sem débitos podem ser usados para fazer um empréstimo como garantia, facilitando a liberação do valor pedido, que pode ser utilizado para a finalidade que melhor se encaixar.

O que achou deste post sobre como consultar dívidas de imóveis? Continue conosco, lendo sobre o que é home equity!

https://credihome.com.br/credito-com-garantia-imobiliaria

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap