Casa ou apartamento: afinal, qual a melhor opção?

Casa ou apartamento: qual a melhor opção na hora de se mudar? Para responder essa dúvida, é importante fazer uma análise das duas preferências em termos de lazer, segurança, responsabilidades e custos. Pode não ser uma decisão fácil, mas com certeza vai facilitar para você poder entender melhor quais são os seus objetivos.

Ambos têm vantagens e desvantagens, tanto em relação à estrutura como nos custos, na valorização e, até mesmo, na hora de optar por um financiamento. Neste artigo, vamos falar das principais características sobre esses dois tipos de imóveis para que você possa fazer a melhor escolha.

Quais as principais vantagens para quem deseja comprar um apartamento?

Na hora de decidir entre casa ou apartamento, o apartamento costuma ser a primeira opção das pessoas, em especial aquelas que vivem em grandes cidades, onde a preocupação com a segurança pode ser maior. Esse é, certamente, um dos maiores benefícios dessa escolha. Veja mais características de morar em apartamento:

Maior sensação de segurança

Como já mencionamos, o fato de ter uma portaria, vizinhos na porta ao lado e sistemas de segurança, como câmeras, guardas e alarmes, provocam mesmo essa sensação. Os condomínios, em especial os mais novos, oferecem diversas inovações nesse setor e são os preferidos das pessoas que se preocupam com a segurança.

Qualidade de vida

Para decidir entre casa ou apartamento, a qualidade de vida também é um ponto que deve ser considerado. Sendo cada vez mais valorizado pelas pessoas, esse é um fator que também afetou a forma como as construtoras passaram a desenvolver seus projetos. Por isso, hoje em dia é mais fácil encontrar edifícios que oferecem opções de lazer e de prática de exercícios, contando com piscinas, academias coletivas, espaços gourmet e salões de festa.

Localização privilegiada

É mais fácil encontrar prédios em regiões mais centralizadas das cidades, próximas ao lugar onde você trabalha, por exemplo, do que casas. 

Esse é outro ponto na hora de considerar entre casa ou apartamento, já que as construtoras também têm se dedicado a atender às necessidades do cliente, instalando seus projetos em bairros com infraestrutura completa de lazer, serviços e comércio.

E as desvantagens de morar em um apartamento?

Viver em um prédio também apresenta desvantagens, dependendo do seu estilo de vida. É preciso, por exemplo, querer e saber conviver bem com outras pessoas, já que as paredes do seu imóvel estão diretamente ligadas às do vizinho. Também é preciso seguir as regras estabelecidas pelo condomínio.

Para quem gosta bastante de dar festas, morar em um apartamento pode ser uma desvantagem, já que o uso das áreas comuns, como salões de festa e áreas gourmet, requer agendamento prévio e, muitas vezes, o pagamento da locação. 

Há ainda a questão financeira: nos apartamentos é preciso pagar, mensalmente, a taxa de condomínio, que custeia funcionários, manutenção, obras, etc.

Quais os benefícios de viver em uma casa?

Uma casa sempre esteve no imaginário da maioria das pessoas, em especial no momento em que estão decidindo pela compra de um imóvel. Quem nunca se viu divertindo-se em um quintal, cultivando flores em seu jardim ou brincando com as crianças em uma piscina? 

Para ajudar você a decidir entre casa ou apartamento, veja as vantagens e desvantagens de morar em uma casa:

Mais liberdade

Em uma casa, mesmo se ela estiver dentro de um condomínio, você terá mais liberdade para mexer na decoração e nas áreas de lazer, oferecer festas e encontros entre a família e os amigos ou, até mesmo, preocupar-se menos com o barulho. Se tudo isso faz parte da sua rotina, a casa pode parecer uma ideia mais interessante.

Espaço maior para a família, crianças e pets

Não há dúvidas de que uma casa com quintal favorece às pessoas que gostam de aproveitar mais a vida ao ar livre. É uma escolha perfeita para quem deseja ter uma piscina ou uma área gourmet somente sua, sem ter que fazer agendamentos prévios ou consultar disponibilidade. Além disso, dependendo do seu padrão, os cômodos das casas costumam ser maiores.

Menos barulho

Entre casa ou apartamento, o barulho é muito menor nas casas. E se você é o tipo de pessoa que se incomoda com o barulho dos vizinhos, essa pode ser a melhor opção para você. Assim, vai se livrar dos incômodos sons provocados pelo salto dos sapatos dos outros moradores, música alta ou conversas que acabam atravessando a madrugada. 

Ausência de regras e taxas

Se a casa escolhida não for em um condomínio, você estará livre do pagamento das taxas que incluem a manutenção, o pagamento dos funcionários e outros encargos. Além disso, não precisará seguir normas estabelecidas por outras pessoas para garantir um bom convívio, como ocorre nos condomínios.

Será que só há vantagens na escolha por uma casa?

Casa ou apartamento, ambos precisam de segurança. Enquanto os condomínios costumam contar com portarias 24 horas, câmeras de segurança, biometria e rondas diurnas e noturnas, os moradores de casas precisam arcar com os custos de alarmes, vigias, grades, etc.

Além disso, a limpeza, jardinagem e manutenção da casa também ficam por sua conta. Essa pode ser uma grande desvantagem, especialmente se você deseja economizar.

Casa ou apartamento: como decidir?

Como você percebeu, escolher entre casa ou apartamento depende dos seus desejos para a vida daqui para frente. Por isso, é bom fazer uma avaliação das diferenças de preço entre esses dois tipos de imóveis, em especial se fizer um financiamento para a compra.

É importante, na hora de fazer essa análise, contar com a ajuda de um profissional para fazer essas contas. Com a gente, você tem acesso às melhores opções de crédito para se encaixar no perfil de imóvel que deseja adquirir.

Comece fazendo uma simulação de financiamento! Sem compromisso e nada de burocracia, você pode simular rapidamente o valor do financiamento e da entrada. Além disso, pode contar com nossos consultores para assessorar gratuitamente todo o processo, até a liberação dos valores e a prestação de serviços em todos os bancos.

Esperamos que este texto tenha ajudado você a decidir entre casa ou apartamento. Fique à vontade para continuar no blog e aprender um pouco mais sobre o mercado imobiliário, finanças e muito mais. Aqui vai algumas dicas de textos que podem ser úteis para você:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap