Apartamento com ou sem condomínio? Descubra qual o melhor para você

Por Juros Baixos

Qual a diferença entre apartamento com e sem condomínio?

Um apartamento com ou sem condomínio são diferentes em um único ponto: a manutenção do prédio.

Quando há uma taxa de condomínio, o valor funciona para pagar pelo que é preciso fazer no espaço. Como limpeza, pintura, troca de lâmpadas, consertos etc.

Já quando não há taxa de condomínio, quem precisa pagar por toda essa manutenção são os próprios moradores. Ou então, todos precisam fazer o trabalho, as regras variam conforme o condomínio.

Você pode precisar revisar a limpeza das escadas e área comum do prédio, por exemplo. Esse sistema de rodízio para limpeza é bastante comum para condomínios menores.

Como funciona um apartamento com sem condomínio?

Um apartamento sem condomínio requer atenção maior ao que fica combinado entre os moradores. Mesmo que o prédio não tenha uma área comum grande, ele vai ter escadas ou elevadores, concorda? Isso tudo vai precisar de manutenção.

Quando o condomínio não tem taxa, são os moradores que precisam fazer essa manutenção. Ou então, pagar para que alguém faça. O modo de fazer precisa ser combinado entre todos os moradores do prédio.

Também é preciso cuidar da limpeza, consertos, pintura, troca de lâmpadas, de piso etc.

Quais os benefícios de um apartamento com condomínio?

Precisar pagar a taxa de condomínio no seu apartamento tem, sim, certas vantagens. Veja abaixo.

Privacidade

Um apartamento garante mais privacidade porque, nesse caso, apenas pessoas autorizadas vão entrar no prédio. Ou você ou outros moradores terão que abrir a porta para o visitante.

Em um apartamento, ainda é mais difícil que gente de fora veja dentro da sua casa. Em um espaço com quintal, porém, isso é bem comum, principalmente se considerarmos que novos prédios surgem todos os dias, e os moradores podem olhar direto para o quintal.

Segurança

A lógica é a mesma no quesito segurança. Apenas pessoas autorizadas vão entrar no prédio, enquanto em uma casa a segurança nem sempre é garantida.

No caso de você pagar condomínio, também pode existir a aplicação de valores para contratar um porteiro, instalar câmeras e sistemas de segurança. São coisas que também vão ajudar na segurança do prédio.

Comodidades e lazer

Normalmente, condomínios que cobram um condomínio maior tem áreas comuns para os condôminos aproveitarem.

Pode haver, por exemplo, área de churrasqueira, piscina, playground, área verde e mais. Se você paga condomínio, é importante saber aproveitar tudo que essa taxa garante. Faça valer sua taxa de condomínio!

Quais as desvantagens do apartamento com condomínio?

Sem dúvida, a maior desvantagem de um apartamento com condomínio é justamente a taxa que você precisa pagar.

Essa acaba sendo uma despesa extra no seu orçamento, e isso não é agradável. Pode acontecer também de você ver o dinheiro sendo aplicado de formas que não concorda, mas que o restante dos condôminos concordou. Isso será frustrante.

Quais as vantagens de um apartamento sem condomínio?

Na hora de escolher um apartamento com ou sem condomínio, vale a pena também conhecer as vantagens de não pagar a taxa, como você viu sobre pagar. Então, acompanhe a seguir.

Economia nas despesas

Quando você não paga uma taxa de condomínio, ou se ela é reduzida, as suas despesas mensais também diminuem.

É algo que faz muito bem para o orçamento. Afinal, quem não quer economizar e ver o dinheiro sobrar para outros gastos?

Mas vale lembrar que, apesar de não existir uma taxa fixa, você pode ter que pagar valores esporádicos na manutenção do condomínio.

Assim, é importante colocar os prós e contras na balança e avaliar como funciona seu prédio antes mesmo de optar por morar ali.

Tranquilidade de circulação

Em geral, condomínios que não cobram taxa são menores e mais tranquilos. Não costuma haver grandes áreas comuns para os moradores, e isso diminui a circulação de gente.

Então, é algo que também pode trazer maior tranquilidade para o dia a dia. Mesmo à noite, você poderá se sentir mais seguro para transitar no prédio.

Quais são as desvantagens do apartamento sem condomínio?

Apesar das vantagens que existem em não pagar condomínio, também existem pontos pouco atraentes.

Por exemplo, o fato de que, se não há uma taxa que cobre manutenção, são os moradores que precisam fazer isso. Além de poder gerar uma despesa que você não quer, isso pode gerar conflitos. Isso já que conversar sobre o prédio e tomar decisões costuma ser mais difícil quando não há uma taxa predefinida.

Além disso, um condomínio sem taxa costuma ser mais simples. Assim, você não deve contar com opções de lazer dentro do prédio.

Qual o melhor para você: apartamento com ou sem condomínio?

Para se decidir entre um apartamento com ou sem condomínio, ou com taxa reduzida de condomínio, você precisa avaliar bem alguns pontos.

Primeiro, o quanto a economia é importante para o seu orçamento. Se uma nova taxa for ter um grande impacto nas suas finanças, pode ser melhor evitar ao máximo um apartamento com condomínio.

Agora, se você prefere comodidade e mais tranquilidade, em vez da economia, um apartamento com condomínio é mais indicado. Com ela, o valor será fixo, e você não terá que se preocupar tanto em realizar pendências com os outros moradores.

Vale lembrar que apartamentos com condomínio também costumam ter mais espaço comum e opções de lazer. Caso isso seja interessante para você, vale a pena escolher um prédio com a taxa extra.

Mas vale lembrar que os valores de condomínio variam muito de prédio para prédio. Por isso, sempre que possível, avalie bem suas opções antes da mudança.

Tendo todos esses pontos e cuidados em mente, você vai conseguir tomar uma melhor decisão em relação a ter um apartamento sem condomínio ou com condomínio.

Além disso, sempre considere seu planejamento financeiro nessa situação. Caso você já tenha um imóvel sem condomínio mas deseje mudar, pode usá-lo para adquirir o novo imóvel sem se atolar em dívidas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap