Saiba como fazer a análise de concorrência no mercado imobiliário

A análise de concorrência é muito importante para que o corretor defina suas estratégias de marketing e de negociação. Entender como outros corretores atuam pode lhe ajudar a se dar bem no mercado imobiliário.

Ela é necessária para que os profissionais definam estratégias de marketing, identifiquem as oportunidades no negócio, façam o planejamento de vendas e saibam qual a necessidade de atuação.

Quer entender sobre a análise de concorrência no mercado imobiliário? Leia nosso post e saiba mais!

O que é necessário saber da concorrência?

Analisar um concorrente é o melhor modo de melhorar o seu próprio desempenho. Para fazer uma avaliação completa, é necessário observar o posicionamento da empresa no mercado e como ela atua nos negócios.

Ademais, o corretor deve conhecer o perfil dos proprietários, a fim de entender em qual público-alvo os concorrentes investem e seus resultados alcançados. Ainda, descubra qual a média de preços dos imóveis ofertados, se são compatíveis com a persona criada e com a qualidade dos imóveis apresentados.

Como fazer a análise de concorrência no mercado imobiliário?

O segredo é conhecer os concorrentes na mesma intensidade que conhece a própria atividade, com o intuito de saber quais as potencialidades do mercado e investir nele. Veja como fazer essa análise a seguir!

Benchmarking

Muito usado no meio empresarial, o processo do benchmarking consiste na comparação de produtos, ações e serviços de outras imobiliárias, com o fim de otimizar sua gestão ou a própria imobiliária.

Dessa forma, o profissional imobiliário vai considerar as estratégias que elas usam para sair à frente da concorrência e melhorar seu modo de atuar no mercado imobiliário, pois vai conhecer novas práticas, que podem ser implementadas na sua atividade.

Essas informações podem ser encontradas por meio de eventos do setor, estudos, redes de contato. Isso porque é comum que haja a troca de conhecimento entre imobiliárias e corretores, para fortalecer o mercado.

Redes sociais

O uso das tecnologias é essencial para o fortalecimento de um serviço, uma vez que grande parte das imobiliárias se relacionam on-line com seus clientes. O lado bom de tudo isso é que o corretor tem acesso a toda estratégia do rival de forma rápida.

O posicionamento do concorrente fica evidente em suas postagens nas redes sociais. É essencial se atentar a elas! Verifique também as reações dos clientes por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários. Os desejos dos clientes ficam expostos ali.

Cliente oculto

Uma maneira comum de conhecer seu concorrente é utilizar um cliente oculto, o qual é um profissional contratado ou alguém de sua confiança, que vai até a outra imobiliária, passando-se por um cliente para simular uma negociação imobiliária.

Assim, será possível obter diversas informações sobre o processo de vendas, atendimento ao cliente, canais comunicativos, abordagem realizada, o valor dos imóveis e condições especiais, dentre outros dados.

Portanto, é fato que a análise de concorrência é fundamental para que o corretor de imóveis tenha sucesso no setor imobiliário, já que vai entender como os clientes se sentem e o modo de satisfazer suas necessidades. Nesse caso, aconselha-se acompanhar o mercado imobiliário para melhorar suas estratégias.

Essas informações ajudaram-no? Caso conheça outra prática de análise de concorrência no mercado imobiliário, comente neste post!

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