Afinal, como você pode saber se um corretor é credenciado?

Quando estamos à procura do primeiro imóvel, é natural ficarmos com o pé atrás e um pouco inseguros para tomar a decisão de compra. Por se tratar de um investimento alto, não dá mesmo para confiar em qualquer um e correr o risco de sair no prejuízo. Nessas horas, uma das dúvidas mais comuns é como saber se um corretor é credenciado.

Esse profissional é quem orientará todo o processo de compra, indicando os melhores imóveis e desburocratizando os trâmites do contrato. Por isso, é essencial que ele esteja devidamente habilitado para a função, o que pode ser comprovado por meio de seu cadastro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Neste post, vamos explicar a importância de contar com um corretor credenciado e dar dicas de como avaliar o desempenho do profissional. Assim, você ficará muito mais tranquilo e seguro para fechar o negócio. Acompanhe!

Qual a importância da carteira profissional?

A profissão de corretor de imóveis demanda credenciamento na área concedido pelo órgão responsável, o CRECI. A importância desse registro se dá porque somente corretores credenciados estão aptos a atuar legalmente no mercado, considerando-se que essa atividade, como qualquer outra profissão, requer habilidades específicas e uma conduta ética para ser realizada.

Por que contar apenas com corretores credenciados?

Contar com corretores especializados é essencial para quem está em busca da casa própria, afinal, não é qualquer pessoa que pode mediar um negócio desse porte, certo? Mas você deve estar se perguntando: como saber se um corretor é credenciado? É claro que a maioria dos profissionais prefere deixar isso claro para o cliente já no primeiro contato, pois é uma maneira de demonstrar que tem credibilidade na área.

Porém, se ficar a dúvida, você poderá fazer a consulta do nome do corretor no site do CRECI. Também é importante verificar a situação da imobiliária em questão, já que, assim como os corretores, a empresa deverá estar devidamente cadastrada no órgão. Geralmente, o número do CRECI das imobiliárias fica exposto nos anúncios publicitários da instituição, sendo portanto mais fácil de conferir.

Quais são as qualidades de um corretor credenciado?

Uma das palavras-chaves na relação entre corretor e comprador é confiança. Como esse profissional vai acompanhar de perto uma das maiores aquisições que alguém pode fazer na vida, é normal que o vínculo entre as partes se converta em uma amizade. Isso é um ponto muito positivo tanto para corretores (porque conseguem fidelizar o cliente) quanto para os compradores, que já saberão com quem contar nos próximos investimentos.

A ética profissional é uma das maiores qualidades de um corretor credenciado. Esses profissionais lidam de perto com uma série de coisas valiosas, como os documentos do comprador e as chaves do imóvel, por isso ele precisa ser extremamente confiável. Além disso, ele costuma estar presente nos diálogos decisivos da família sobre a compra do imóvel.

Então, é preciso ter certeza de que se trata de alguém que possa ouvir a conversa e que seja discreto. Outra qualidade básica de um bom corretor é a habilidade para dar consultorias sobre o mercado imobiliário, pois ninguém melhor do que ele conhece a situação dos imóveis disponíveis para a venda e o potencial de valorização de cada um deles.

Sem falar que os corretores estão habilitados para entender qual o perfil exato do comprador, de modo que possam indicar opções que correspondam às reais expectativas e interesses. A capacidade para se comunicar e se relacionar bem com as pessoas é outro diferencial dos corretores de sucesso.

Eles sabem mediar conflitos, têm respostas rápidas e apresentam soluções imediatas para quaisquer objeções de venda que o cliente venha a apontar. Também entendem muito bem de direito imobiliário, tornando-se fontes confiáveis para cuidar da documentação dos interessados de um jeito ágil e descomplicado.

Como avaliar se o corretor é confiável?

Vamos agora a algumas dicas práticas para você ter certeza de que está contando com um profissional confiável.

Busque por recomendações

Parece óbvio, mas muita gente se esquece desta dica básica: fazer contato com conhecidos que compraram a casa própria e pedir referências dos corretores que fizeram o atendimento. Quando as pessoas compartilham suas experiências, fica muito mais fácil saber se você realmente vai se identificar com o perfil do corretor indicado.

A internet também é uma poderosa ferramenta para fazer essa busca. Vasculhe os sites e as páginas profissionais da imobiliária e do corretor que você pretende contratar. Veja a reputação deles nos comentários e avaliações de outros clientes, conferindo também se as informações prestadas estão claras e objetivas.

É claro que as fotos dos imóveis apresentados também devem ser de ótima qualidade, pois isso demonstra que o corretor está preocupado em divulgar suas melhores opções de venda.

Avalie o atendimento

Tudo começa no primeiro contato. Um corretor que demora a responder as mensagens no WhatsApp ou que não retorna as ligações passa uma impressão ruim logo de cara. Pode até ser que pessoalmente ele seja mais atencioso, mas o ideal é demonstrar boa vontade e disponibilidade mesmo nos canais virtuais, pois geralmente é aí que tudo começa.

Por isso, avalie o atendimento e veja se você conseguiu compreender todas as informações que foram repassadas. Elas deverão ser claras, diretas e objetivas. Corretor que enrola demais em um assunto abre brecha para suspeita. Preço, metragem, detalhes de acabamento, localização do bairro… Tudo isso deve estar sempre na ponta da língua.

Compare os preços praticados

Sim, você pode fazer contato com mais de um corretor ao mesmo tempo. Isso não significa que você está desrespeitando os profissionais, apenas zelando pelo seu próprio investimento. Portanto, se não sentiu firmeza com o corretor específico, não hesite em fazer novos contatos para comparar os preços.

Imóveis com as mesmas características não podem ter preços muito exorbitantes de um corretor para outro. Se ambos seguirem a mesma linha, isso significa que você pode confiar nas propostas, nos tipos de financiamento oferecidos e nas condições do contrato de compra e venda.

Pronto! Agora não há mais dúvida sobre como saber se um corretor é credenciado e o que você deve avaliar para fazer uma compra bem-sucedida. Não precisa ter pressa. Converse abertamente com o profissional e demonstre quais são seus reais interesses e expectativas. Se ele for um trabalhador confiável, com certeza ouvirá com atenção e se mostrará 100% disponível até que vocês encontrem o imóvel ideal!

Ainda não sabe se está na hora de investir na casa própria? Então leia também este post e descubra qual a melhor época para comprar um imóvel!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap