Casa ou apartamento: como escolher a melhor opção?

Compartilhar a notícia

A escolha do tipo de imóvel para viver deve levar em conta diferentes pontos, que vão desde a rotina e necessidade de espaço até segurança e localização

23 de setembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de março de 2024 7 min de leitura
casa ou apartamento qual melhor opção familia entra em casa nova

Escolher um local para viver é uma tarefa tão prazerosa quanto desafiadora, visto que cada propriedade tem as suas características e cada família tem suas demandas, anseios e necessidades. Diante dessa realidade, saber quais são as vantagens e desvantagens de uma casa ou apartamento pode ser extremamente importante.

Esses dois tipos de imóveis são bastante distintos entre si, dividindo as preferências do mercado e atendendo melhor ao que cada comprador ou locador precisa no momento. Ainda está em dúvida? Então continue lendo esse conteúdo e saiba escolher a melhor opção para você!

O que interfere na escolha do tipo de moradia?

São muitos os fatores que interferem na escolha do tipo de moradia. Um deles é a capacidade financeira de quem compra ou aluga, uma vez que é bastante recomendável que, qualquer que seja o tipo de propriedade, ela caiba no seu orçamento e não cause problemas no futuro.

Feito isso, é hora de pensar nas demandas que você tem: quais os seus objetivos profissionais em curto, médio e longo prazos; se você tem ou pretende ter filhos; o seu estilo de vida; a presença de animais de estimação e assim por diante. Somente considerando isso tudo, você poderá fazer a melhor opção!

Como escolher entre casa ou apartamento?

Enquanto as casas tendem a ser mais indicadas para famílias grandes e tradicionais, nas quais existe um grande número de pessoas vivendo no mesmo local, os apartamentos costumam ser a primeira escolha de jovens casais ou aqueles que estão com o foco voltado para a vida profissional. Porém, isso não é regra.

Antes de mais nada, você precisa conhecer a unidade e entender como ela pode atender às suas demandas. Cada um tem as suas preferências e a identificação com o espaço é imprescindível para uma escolha perfeita. Pensando nisso, enumeramos abaixo algumas vantagens e desvantagens de cada opção. Confira.

Anúncios

Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Vantagens de morar em casa

Inicialmente, vamos falar sobre as vantagens que uma casa oferece como imóvel, por conta das suas características e da própria individualização desse tipo de unidade. Veja abaixo alguns dos principais deles.

Liberdade de escolha

A liberdade é um dos fatores que pesam bastante na hora de escolher entre casa ou apartamento. Muitas pessoas, por exemplo, já pedem para o seu corretor não incluir na procura aquelas unidades que estejam em condomínios verticais, justamente por não terem vontade de seguir as regras e códigos determinados pelo local.

Embora esse tipo de regulamentação seja relevante para garantir uma boa convivência no dia a dia entre vizinhos, muita gente não tem facilidade em se adaptar ou em seguir normas com as quais não concordam. Por outro lado, quando você é o único dono de um local, pode fazer o que bem entender com todas as áreas, sem dar satisfações.

Maior privacidade

Se a liberdade é um dos pontos fortes de morar em uma casa, a privacidade é, sem sombra de dúvida, outra das características marcantes e mais desejadas por quem busca esse tipo de propriedade. Você e seus filhos não precisarão, por exemplo, dividir as áreas de lazer com vizinhos ou pessoas estranhas, visto que elas serão apenas de vocês.

Outro benefício é que você não sofrerá tanto com barulhos ou algazarras, como costuma acontecer em prédios. Muitos apartamentos, sobretudo os mais novos, podem ter paredes divididas, o que acaba propagando os sons com mais facilidade, incomodando quem deseja silêncio, como quem tem crianças pequenas ou precisa acordar cedo.

Aproveitando que o assunto é sobre moradia, se você pretende morar de aluguel o vídeo abaixo te dá dicas imperdíveis sobre como alugar o imóvel certo sem passar perrengues.

Desvantagens de morar em casa

Nem só de pontos positivos vive quem mora em uma casa e esse tipo de unidade também tem as suas peculiaridades menos vantajosas, que podem ser bastante incômodas para algumas pessoas. Veja algumas delas.

Segurança por conta própria

Mesmo com esses benefícios importantes, morar em casa também tem as suas desvantagens. Nos dias de hoje, uma das mais importantes é que, ao contrário do que ocorre nos edifícios, você terá que fazer a sua segurança por conta própria. Isso quer dizer que alarmes, cadeados e portões reforçados, por exemplo, dependerão exclusivamente de você.

Manutenção mais trabalhosa

As casas, em linhas gerais, costumam demandar um pouco mais em termos de manutenção e isso ocorre pelos mais diversos motivos. O principal é que os prédios de apartamentos costumam contar com profissionais para fazer a conservação dos ambientes, o que não acontece em uma unidade que seja exclusiva de uma pessoa.

Vantagens de morar em apartamento

Agora chegou a hora de conhecer as vantagens de morar em um apartamento e até mesmo de entender porque essa é a opção favorita de muitas pessoas, especialmente nas grandes cidades e em centros urbanos. Continue lendo e entenda!

Praticidade no dia a dia

Os apartamentos são muito procurados para compra e locação por pessoas que estejam em busca de mais praticidade para o seu dia a dia. Por suas próprias características, esse tipo de unidade possibilita uma experiência mais dinâmica, que é ideal para jovens profissionais em começo de carreira ou famílias que não gostam de perder tempo.

Em linhas gerais, os melhores edifícios têm toda uma infraestrutura que facilita as atividades dentro do próprio condomínio, além dos próprios projetos e plantas serem mais funcionais. Não é raro, por exemplo, que a garagem conte com um garagista para manobrar os carros e também é comum a presença de um zelador para fazer pequenos reparos.

Mais segurança

Como dissemos anteriormente, a segurança vem sendo um fator muito solicitado pelos clientes de imobiliárias na hora de decidir se é melhor comprar ou locar uma casa ou apartamento. Nesse quesito, a vantagem de viver em um edifício é indiscutível e vem crescendo nos últimos tempos com a adoção de recursos de tecnologia.

As portarias, por exemplo, além de contarem com profissionais para fazer o controle de entrada e saída, costumam ter câmeras de vigilância colocadas em pontos estratégicos, além de eventuais portões e alarmes. Vale ressaltar que a própria presença de outros moradores muito próximos já tende a ajudar a dissuadir a ação de meliantes.

Desvantagens de morar em apartamento

Por fim, vamos mostrar as desvantagens que quem opta por morar em um apartamento precisa conviver. Veja abaixo quais são.

Pouco espaço privativo

Uma das desvantagens de morar em apartamentos, sobretudo se você tem filhos pequenos ou uma família mais extensa, é que esse tipo de imóvel tem pouco espaço privativo. Em linhas gerais, vocês só terão exclusividade no interior da própria unidade e, nas áreas comuns, terá que dividir o espaço com os vizinhos e até mesmo os seus convidados.

Presença de pessoas estranhas

A presença de pessoas estranhas nas áreas comuns é justamente outra das desvantagens de morar em um apartamento. Mesmo que exista um rígido controle na entrada e saída da portaria, é inevitável que os edifícios acabem tendo um fluxo de movimento muito maior de gente do que aconteceria em uma casa só sua.

Como você pôde ler ao longo deste conteúdo, escolher entre uma casa ou apartamento depende muito mais das suas próprias demandas e expectativas, além do que a sua família espera com esse tipo de aquisição!

Buscando casas ou apartamentos para comprar? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.